UMA ANÁLISE DE ITENS DE MATEMÁTICA DO ENEM DIGITAL VIA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA

Autores

  • Julia Ribeiro Tamborlin Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Jean Piton-Gonçalves Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.32838

Palavras-chave:

Taxonomia de Bloom Revisada; Testes Computadorizados. ENEM; ENEM Digital.

Resumo

O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem revolucionado a aplicação de testes objetivos de múltipla escolha, como ocorreu no ENEM Digital. Nesse contexto, este artigo aborda uma pesquisa que analisou e classificou os itens da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM Digital de 2020 por meio da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). Os resultados indicam uma distribuição desigual dos itens na matriz bidimensional da TBR, sendo que 50% da prova requer "Conhecimento Efetivo". Além disso, a categoria mais frequente de "Processos Cognitivos" foi "Aplicar," representando 36% do total de itens da prova.

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Biografia do Autor

Julia Ribeiro Tamborlin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora de Mídias da Raccoon.Monks, São Carlos/SP. E-mail: jrtamborlin@gmail.com.

Jean Piton-Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional (ICMC/USP). Professor Associado do Departamento de Matemática (DM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP. E-mail: jpiton@ufscar.br.      

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

TAMBORLIN, J. R.; PITON-GONÇALVES, J. UMA ANÁLISE DE ITENS DE MATEMÁTICA DO ENEM DIGITAL VIA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.32838. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32838. Acesso em: 8 out. 2024.