UMA ANÁLISE DE ITENS DE MATEMÁTICA DO ENEM DIGITAL VIA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.32838Keywords:
Taxonomia de Bloom Revisada; Testes Computadorizados. ENEM; ENEM Digital.Abstract
The advancement of Information and Communication Technologies (ICTs) has revolutionized the implementation of multiple-choice objective tests, as seen in the case of the Digital National High School Exam (ENEM Digital). In this context, this article addresses a study that analyzed and classified the items in the 2020 Digital ENEM Mathematics and its Technologies test using the Revised Bloom's Taxonomy (RBT). The results indicate an uneven distribution of items in the two-dimensional matrix of RBT, with 50% of the test requiring “Effective Knowledge”. Additionally, the most frequent category of “Cognitive Processes” was “Apply”, representing 36% of the total test items.
Downloads
References
ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, P. W.; AIRASIAN, K.; CRUIKSHANK, A.; MAYER, R. E.; PINTRICH, P. R.; RATHS, J.; WITTROCK, M. C. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. 1st ed. New York: Longman, 2001. 336 p.
BAUMEISTER R. F.; LEARY M. R. Writing narrative literature reviews. Review of General Psychology, London, v. 1, n. 3, p. 311-320, sep. 1997.
BLOOM, B. S. Taxonomy of educational objectives: Handbook I: Cognitive domain. In: ENGELHART, M. D. et al. (org). Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals; Handbook I: Cognitive domain. 1st ed. New York: David McKay, 1956. 207 p.
BRASIL. Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Brasília: MEC/INEP, 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 24 de jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: MEC/INEP, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 20 de jul. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Caderno de Provas do ENEM Digital. Brasília: INEP, 2022c. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acesso em: 20 de jul. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência do ENEM. Brasília: INEP, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acesso em: 21 de abr. 2022.
DIXON-WOORDS M.; AGARWAL S.; JONES D.; YOUNG B.; SUTTON A. Synthesising qualitative and quantitative evidence: a review of possible methods. Journal of Health Services Research and Policy, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 45-53, jan. 2005.
FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, jan. 2010.
GATTI, B. A. Testes e Avaliações do Ensino no Brasil. Educação e Seleção, São Paulo, n. 16, p. 33-42, nov. 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/edusel/article/view/2623. Acesso em: 22 jul. 2022.
HAYDT, R. C. Avaliação: conceito e princípios. In: HAYDT, R. C (org). Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2008. p. 7-15.
MACEDO, E. P. N. As diferentes fases do Enem: olhar o passado para pensar o futuro. Em Aberto, Brasília, v. 34, n. 112, p. 109-124, set./dez. 2021. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4999. Acesso em: 28 de jul. 2022.
MARQUES, F. C.; NASCIMENTO, B. C.; SOUZA, T. S. Distorções entre a BNCC e o ENEM: uma visão focada em ciências da natureza utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 7, n. 20, p. 129-147, mar. 2021.
OECD. PISA 2022 Mathematics Framework (DRAFY). Paris: OECD Publishing, 2018. 95 p. Disponível em: https://pisa2022-maths.oecd.org/files/PISA%202022%20Mathematics%20Framework%20Draft.pdf. Acesso em: 24 de jul. 2022.
OLEA, J.; HONTANGAS, P. Tests informatizados de primera generación. In: OLEA, J.; PONSODA, V.; PRIETO, G. (org). Tests informatizados: Fundamentos y Aplicaciones. Madrid: Pirámide, 1999. p. 111-126.
PITON-GONÇALVES, J. Testes adaptativos para o Enade: uma aplicação metodológica. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 665-688, 2020.
PITON-GONÇALVES, J. Desafios e perspectivas da implementação computacional de testes adaptativos multidimensionais para avaliações educacionais. 2012. Tese (Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-13032013-105955/pt-br.php. Acesso em: 3 de março de 2022.
PONTES JÚNIOR, J. A. F.; SOUSA, L. A.; SILVA, A. G. Itens de Educação Física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via taxonomia de Bloom. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6, 2015, Fortaleza: Avaliação: veredas e experiências educacionais. Anais [...]. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1626-1643.
SILVA, M. R. G. Uma retrospectiva histórica sobre questões de avaliação matemática. Mimesis, Bauru, v. 19, n. 1, p. 101-112, 1998.
SILVA, V. A.; MARTINS, M. I. Análise de questões de física do ENEM pela Taxonomia de Bloom Revisada. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 189-202, 2014.
VILLAR, R. P.; NAKAMURA, T. M.; KLEINKE, M. U. Taxonomia de Bloom Revisada e sua relação com o desempenho nos itens de física do ENEM. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13, 2021, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2021. Trabalho LT 11: Políticas Educacionais e Currículo. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76092. Acesso em: 23 de jul. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jean Piton-Gonçalves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.