ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA: UM ESTUDO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Francisca Rayssa Freitas Ferreira Instituto Federal do Ceará
  • Ana Karine Portela Vasconcelos Instituto Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-1087-5006
  • Ana Laura dos Santos Oliveira Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.32944

Palavras-chave:

ACT, Ensino de Química, Ensino Médio

Resumo

Este estudo abordou a implementação da controvérsia controlada no ensino de Química, com o tema Biocombustíveis, para promover a alfabetização científica e o pensamento crítico em alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola privada. A metodologia aplicada foi a controvérsia controlada, para a coleta de dados foram desenvolvidos questionários, debates e observações. Os resultados revelaram avanços na compreensão dos alunos sobre benefícios, desafios e políticas relacionados aos Biocombustíveis. O método possibilitou uma participação ativa dos estudantes, estimulando o protagonismo e a reflexão. Apesar de algumas limitações e lacunas, a abordagem se mostrou eficaz na promoção da alfabetização científica com intuito de promover autonomia e formação do pensamento crítico dos estudantes. A interdisciplinaridade, a contextualização e a simulação contribuíram para uma aprendizagem mais crítica sobre temas científicos e sociais.

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Biografia do Autor

Francisca Rayssa Freitas Ferreira, Instituto Federal do Ceará

Especialista em Ensino de Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: ray.ferreir@outlook.com.

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal do Ceará

Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE).

Ana Laura dos Santos Oliveira, Instituto Federal do Ceará

Especialista em química e Biologia pela Faculdade Kurios (FAK). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: anlauradso@gmail.com.

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Publicado

28-08-2024

Como Citar

FERREIRA, F. R. F.; VASCONCELOS, A. K. P.; OLIVEIRA, A. L. dos S. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA: UM ESTUDO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS NO ENSINO DE QUÍMICA . Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.32944. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32944. Acesso em: 12 abr. 2025.