ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA: UM ESTUDO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.2.32944Palavras-chave:
ACT, Ensino de Química, Ensino MédioResumo
Este estudo abordou a implementação da controvérsia controlada no ensino de Química, com o tema Biocombustíveis, para promover a alfabetização científica e o pensamento crítico em alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola privada. A metodologia aplicada foi a controvérsia controlada, para a coleta de dados foram desenvolvidos questionários, debates e observações. Os resultados revelaram avanços na compreensão dos alunos sobre benefícios, desafios e políticas relacionados aos Biocombustíveis. O método possibilitou uma participação ativa dos estudantes, estimulando o protagonismo e a reflexão. Apesar de algumas limitações e lacunas, a abordagem se mostrou eficaz na promoção da alfabetização científica com intuito de promover autonomia e formação do pensamento crítico dos estudantes. A interdisciplinaridade, a contextualização e a simulação contribuíram para uma aprendizagem mais crítica sobre temas científicos e sociais.
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