ANÁLISE DO USO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33764

Palavras-chave:

Jogos didáticos; Ensino de Química; Atividades lúdicas.

Resumo

Resumo:

Este estudo objetiva caracterizar a utilização de jogos educativos no Ensino de Química com enfoque específico nos aportes teóricos empregados em seu processo de construção, a partir de pesquisas publicadas em periódicos nacionais da área de Ensino. Através de um levantamento bibliográfico, encontramos 104 trabalhos, que foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que a maioria dos trabalhos, 67,3% versam sobre a utilização de jogos em aulas de química e possíveis contribuições para a aprendizagem, sem discutir os aportes teóricos utilizados para sua construção. Discussões desse teor aparecem em 11,5% dos trabalhos, o que destaca a necessidade de reflexão acerca dos pressupostos teóricos empregados na construção dos jogos antes de utilizá-los em suas aulas. Conhecer os aspectos teóricos, os objetivos, as potencialidades e limitações em relação ao conteúdo químico instrumentaliza o professor para empregá-los em suas aulas com maior propriedade e eficácia para promover a aprendizagem.

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

PADILHA, G. F.; ARRIGO, V. ANÁLISE DO USO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33764. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33764. Acesso em: 12 abr. 2025.