MENSTRUAÇÃO & CIÊNCIAS: O PODER E OS OLHARES DA RESISTÊNCIA

Autores/as

  • Ana Carolina Hyrycena Universidade Estadual de Londrina
  • Moisés Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33773

Palabras clave:

Menstruação; Ciências; Poder; Resistência.

Resumen

Este estudo analisa narrativas e experiências sobre a menstruação buscando intersecções com as ciências, contextualizando-as por relações de poder e influências culturais. Investigamos as interdições sociais que cercam esse tema, destacando como o silenciamento e a estigmatização são perpetuados por discursos dominantes enquanto produzem, simultaneamente, pontos de resistência. A metodologia incluiu a aplicação de questionários em redes sociais. O procedimento de análise foi traçado com base em teorizações foucaultianas sobre o discurso. Identificamos que a naturalização da menstruação é, frequentemente, usada como um dispositivo político de identificação, e observamos a produção de resistências no discurso. Concluímos que os discursos científicos podem reforçar uma visão rígida e autoritária sobre a menstruação e os corpos que menstruam, de modo que os discursos sobre a menstruação são atravessados por relações de poder complexas, que se entrelaçam com cultura, economia, religião e biopolítica e são também, usados como resistência que minam e contestam estigmas.

Descargas

Citas

BUENO, Gessica de Brito; DOS SANTOS, Christian Fausto Moraes; DA SILVA, Eduardo Mangolim Brandani. Corpos castos, sangues profanos: mulher, menstruação e medicina na américa portuguesa do século XVIII. Anais da ReACT-Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 5, 2022.

CUNHA, Manuela Carneiro da Cunha. Ciência, racionalidade e pluralidade cultural: reflexões sobre o discurso científico na modernidade". Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 15, n. 42, 2000.

DERRIDA, J. La différance in Marges de la Philosophie. Paris: Les Editions de Minuit; Collection «Critique», 2003.

HESSE, Mary. The structure of Scientific Inference. London: Macmillan, 1974.

IRUSTA, Erika. Ciencia Ciudadana: Cómo reclamar la menstruacción. Madrid:

Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación del Profesorado, 2022.

FINDLAY, J. Principles of class teaching. Londres: McMillan, 1902.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins, 2000.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France,

pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia e a história das ideias IN: A Arqueologia do Saber. 8ª edição, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de saber. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

KNORR-CETINA, Karin D. A fabricação do conhecimento: um ensaio sobre a natureza construtivista e contextual da ciência . Elsevier, 2013.

KOHEN, Micaela; MEINARDI, Elsa. Problematizando las enseñanzas sobre la menstruación en la escuela: lo disimulado, lo negativo, lo silenciado. Bio-grafías, v. 9, n. 16, p. 179-183, 2016.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Unesp, 2000.

MORAIS, Janaina de Araujo. Gênero, corpo e sangue: uma etnografia sobre a medicalização da menstruação. Anais Eletrônicos do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress, Florianópolis, 2017.

SARDENBERG, Cecilia M. B. “De Sangrias, Tabus E Poderes: A Menstruação Numa Perspectiva Sócio-Antropológica.” Estudos Feministas, vol. 2, no. 2, 1994, pp. 314–344.

UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância; UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas. Mais de 60% de adolescentes e jovens que menstruam já deixaram de ir à escola ou a outro lugar que gostam por causa da menstruação. 2021a. Disponível em: <https://www.ureportbrasil.org.br/story/825/>. Acesso em: 10 de maio, 2022.

ZALLOCO, Ornela Barone; ROHATSCH, Magdalena. Ciclo menstrual y sexualidad/Menstrual cycle and sexuality. Revista de Educación, n. 21.1, p. 255-269, 2020.

Publicado

31-03-2025

Cómo citar

HYRYCENA, A. C.; ALVES DE OLIVEIRA, M. MENSTRUAÇÃO & CIÊNCIAS: O PODER E OS OLHARES DA RESISTÊNCIA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33773. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33773. Acesso em: 9 abr. 2025.