USO DE JOGOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35197Palavras-chave:
Ensino de matemática, Jogos, Processo ensino-aprendizagem, Ensino noturnoResumo
No ensino de matemática do ensino médio noturno, os estudantes vêm enfrentando dificuldades em compreender e aplicar conceitos, requerendo abordagens mais inovadoras para tornar o aprendizado mais atrativo. Nesse contexto, este estudo busca analisar contribuições do uso de jogos no processo ensino-aprendizagem da matemática. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo estudantes e professores de uma escola da região médio sudoeste da Bahia, que responderam a questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados indicam que o uso de jogos potencializa o engajamento, facilita a compreensão de conceitos matemáticos e promove interações mais significativas em sala de aula. Assim, este estudo se mostra relevante para a educação matemática ao evidenciar estratégias capazes de tornar o ensino mais dinâmico, atrativo e alinhado às necessidades dos estudantes.
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