USO DE JOGOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO

Authors

  • Ianca da Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35197

Keywords:

Ensino de matemática, Jogos, Processo ensino-aprendizagem, Ensino noturno

Abstract

In high school mathematics teaching at night, students have been facing difficulties in understanding and applying concepts, requiring more innovative approaches to make the teaching-learning process more attractive. Therefore, in this study, possibilities of using games in the teaching-learning process of mathematics in evening high school are analyzed. This is an exploratory and descriptive study, involving a qualitative and quantitative approach and was produced through bibliographic and field research. 42 students and 2 mathematics teachers from the 1st to 3rd year of evening high school participated in a school located in a municipality in the mid-southwest region of the State of Bahia, who answered a questionnaire with open and closed questions. The results point to indicators that can be used in the implementation and analysis of the possibilities of using games in the teaching-learning process of mathematics in evening high school.

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Author Biographies

Ianca da Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação de Tecnologia e Ciências e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Bahia (2024). 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2023), Estágio Científico Avançado de Pós-doutoramento pelo Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2023), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988) e Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Atualmente é Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica oferecido na modalidade de Educação a Distância pelo IFRS - Campus Sertão. É professor formador (bolsista) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atuando em cursos de Licenciaturas na modalidade de Educação a Distância. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC n 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional e tecnológica, educação superior e educação do campo. E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

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Published

08-12-2025

How to Cite

SANTOS, I. da S.; VIEIRA, J. de A. USO DE JOGOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES NO ENSINO MÉDIO NOTURNO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.35197. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/35197. Acesso em: 8 dec. 2025.