State of knowledge about didactic science textbooks representations: a survey for the period 2010 to 2020
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28507Abstract
In recent years, several researches have been carried out using Didactic Books (DCs) as the main content of analysis. These surveys contribute significantly to different areas of study, but signal weaknesses. The objective of this article is to map the main theoretical references used in research about representations in the area of Education in Science, carried out in Brazil in the between 2010 and 2020. For that, journals from five magazines and annals of two national events were searched: QNEsc, REDEQUIM, IENCI, Educação Química en Punto de Vista, Ensaio, ENPEC and ENEQ. To achieve this goal, we used the theoretical assumptions of content analysis. We conducted the research through the following descriptors: representation, representations and multimodality. We identified that Peirce's semiotics is the most used reference. This study reveals a large number of works found for research descriptors, but a smaller number is identified when it comes to the study of representations in the DCs.
Downloads
References
ANDRE, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 02, n. 113, p. 51-64, 2001.
ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A dengue e suas representações visuais nos livros didáticos e materiais educativos impressos. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 8. 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2011. Disponível em: <http://www.santoandre.sp.gov.br/biblioteca/bv/hemdig_txt/140916003e.pdf >. Acesso em: 23 jun. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CANCIAN, C. C. B.; RAMOS, R. C. A. N. Estudo semiótico de imagens sobre Ligações Químicas em livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio. Educação Química en Punto de Vista, Foz do Iguaçu, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2019.
CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.24, n.1, p. 13-18, 2014.
COUTINHO, F. Â.; SOARES, A. G. Restrições cognitivas nos Livros Didáticos de Biologia: um estudo a partir do tema “Ciclo de Nitrogênio”. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 02, p. 137-150, 2010.
DUVAL, R. Ver e Ensinar Matemática de Outra Forma – Entrar no Mundo Matemático de Pensar: Os registros de Representações Semióticas. 1ªed. São Paulo: PROEM, 2011.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revista Educação e Sociedade, São Paulo, s/v, n.79, p. 257-272, 2002.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 2ª ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
GORRI, A. P. Modelos e Representações em Química Orgânica no Ensino Superior: Contribuições da Epistemologia de Mario Bunge. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18. 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: <https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R2218-2.pdf>. Acesso em: 23 jun.2021.
KEILER, G. P.; GALEMBECK, E. Representações Externas em um Livro de Bioquímica Básica. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 5. 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Abrapec, 2015. Disponível em:
<http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1121-1.PDF>. Acesso em: 20 mai. 2021.
MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos do discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. In: MARTINS, I.;
GOUVÊA, G.; VILANOVA, R. O livro didático de ciências contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: Dossiê Unicamp, p. 9-30, 2012.
OLIVEIRA, E.; ENS, R. T.; ANDRADE, D. B. S. F.; MUSSIS, C. R. Análise de Conteúdo e Pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 9, p.11-27, 2003.
ORNEK, F. Models in Science Education: Applications of Models in Learning and Teaching Science. International Journal of Environmental & Science Education, s/l, v. 3, n. 2, p. 35-45, 2008.
QUADROS, A. L.; PENA, D. M. B.; BOTELHO, M. L. S. T. As Representações Multimodais: construto teórico. In: QUADROS, A. L. (Org.). Representações Multimodais no Ensino de Ciências: compartilhando experiências. 1ª ed. Curitiba: Editora CRV, p. 15-30, 2020.
REGO, S. C. R. Representação da realidade em imagens de livros didáticos de Física. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 10 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2015. Disponível em:
<http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0659-1.pdf >. Acesso em: 20 mai. 2021.
ROZENTALSKI, E. F.; PORTO, P. A. Imagens de orbitais em livros didáticos de química geral no século XX: uma análise semiótica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 181-207, 2015.
SOARES, M. B.; MACIEL, F. P. Alfabetização. Brasília-DF: MEC/INEP/Comped, 2000.
SCHÖNBORN, K. J.; ANDERSON, T. R. The importance of visual literacy in the education of biochemists. Biochemistry and Molecular Biology, Estados Unidos, v. 34, n. 2, p. 94–102, 2006.
SOUZA, A. H. S.; VIEIRA, R. D., MELO, V. F. Atividades argumentativas em livros didáticos de Física do PNLD 2015: o incentivo ainda é escasso. Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazonas, v. 13, n. 25, p. 100-115, 2016.
SOUZA, K. A. F. D.; PORTO, P. A. Estratégias visuais na construção de uma realidade química: análise semiótica das ilustrações em livros didáticos ao longo do século XX. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 8. 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2011. Disponível em:
< http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0929-1.pdf >. Acesso em: 15 jul. 2021.
SOUZA, K. A. F. D.; PORTO, P. A. Interação, interpretação e representação: análise semiótica de obstáculos textuais e imagéticos presentes em livros didáticos de química. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, 9. 2013, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPEC, 2013. Disponível em:
<http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1603-1.pdf >. Acesso em: 15 jul. 2021.
TENOPIR, C.; KING, D. W. A importância dos periódicos para os trabalhos científicos. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 25, n. 01, p. 15-26, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.