TEORIA DO MAPEAMENTO ESTRUTURAL: ANÁLISE ASSOCIADA À CINÉTICA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2021

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33385

Palabras clave:

analogia, Livro didático, Química, Mapeamento Estrutural

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar as analogias presentes nos livros didáticos, no ensino do conceito de Cinética Química. O embasamento da pesquisa residiu na consideração da capacidade cognitiva das analogias como instrumentos fundamentais para o ensino e aprendizagem, adotando como base o mapeamento estrutural proposto por Gentner e colaboradores, bem como Ferry. Foram investigadas as analogias utilizadas nos livros didáticos do novo Ensino Médio, especificamente no LD5. O processo incluiu a identificação e análise das páginas que continham as analogias, determinando os domínios de base e os análogos. Os resultados obtidos a partir da aplicação do Mapeamento Estrutural revelaram que as analogias empregadas para explicar a Cinética Química exploram os elementos, seus atributos e as relações entre os domínios. No entanto algumas dessas analogias também evidenciaram limitações e diferenciações, mormente aspectos cruciais que podem impactar a compreensão do conceito pelos alunos.

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Publicado

09-05-2025

Cómo citar

MARTINS LIBORIO, R.; DOS SANTOS DE SOUZA, K.; CÉZAR SEIFFERT SANTOS, S. TEORIA DO MAPEAMENTO ESTRUTURAL: ANÁLISE ASSOCIADA À CINÉTICA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2021. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33385. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33385. Acesso em: 22 jun. 2025.