TEORIA DO MAPEAMENTO ESTRUTURAL: ANÁLISE ASSOCIADA À CINÉTICA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2021
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33385Palabras clave:
analogia, Livro didático, Química, Mapeamento EstruturalResumen
O objetivo deste estudo foi analisar as analogias presentes nos livros didáticos, no ensino do conceito de Cinética Química. O embasamento da pesquisa residiu na consideração da capacidade cognitiva das analogias como instrumentos fundamentais para o ensino e aprendizagem, adotando como base o mapeamento estrutural proposto por Gentner e colaboradores, bem como Ferry. Foram investigadas as analogias utilizadas nos livros didáticos do novo Ensino Médio, especificamente no LD5. O processo incluiu a identificação e análise das páginas que continham as analogias, determinando os domínios de base e os análogos. Os resultados obtidos a partir da aplicação do Mapeamento Estrutural revelaram que as analogias empregadas para explicar a Cinética Química exploram os elementos, seus atributos e as relações entre os domínios. No entanto algumas dessas analogias também evidenciaram limitações e diferenciações, mormente aspectos cruciais que podem impactar a compreensão do conceito pelos alunos.
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