Atividades pedagógicas na promoção da aprendizagem ativa dos estudantes de graduação nas disciplinas de estatística

Autores

  • Suzi Samá Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22636
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Estatística, Aprendizagem Ativa, Atividades Pedagógicas, Neurociência Cognitiva, Teoria da Biologia do Conhecer.

Resumo

Resumo: Este relato de experiência apresenta três atividades planejadas para instigar o interesse do estudante do Ensino Superior pela Estatística e promover sua aprendizagem ativa em sala de aula. No seu planejamento e desenvolvimento, consideraram-se os pressupostos da Teoria da Biologia do Conhecer e da Neurociência Cognitiva, para que os estudantes se percebam como produtores de conhecimento e corresponsáveis pelo seu processo de aprendizagem. De diferentes formas, as três atividades viabilizaram uma participação ativa dos estudantes, que perderam o receio pela disciplina e participaram de debates e discussões potencializados pela metodologia de ensino adotada. Conclui-se que repensar a prática pedagógica pode levar o professor a encontrar formas de ajudar os estudantes a superar suas dificuldades de compreensão dos conceitos estatísticos. Palavras-chave: Educação Estatística; Aprendizagem Ativa; Atividades Pedagógicas; Neurociência Cognitiva; Teoria da Biologia do Conhecer. Pedagogical activities in promoting active learning of graduate students in statistical disciplines Abstract: This experience report presents three activities designed to arouse the interest of higher education students in statistics and to promote their active learning in the classroom. In its planning and development, we considered the assumptions of the Theory of Knowledge Biology and Cognitive Neuroscience, so that students perceive themselves as knowledge producers and co-responsible for their learning process. In different ways, the three activities enabled the active participation of students, who lost their fear of the discipline and participated in debates and discussions enhanced by the teaching methodology adopted. It is concluded that rethinking pedagogical practice can lead the teacher to find ways to help students overcome their difficulties in understanding statistical concepts. Keywords: Statistical Education; Active Learning; Pedagogical Activities; Cognitive Neuroscience; Theory of Biology of Knowing.

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Biografia do Autor

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Coordenadora do GT12 - SBEM (2015 - 2021). Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância.  Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

SAMÁ, S. Atividades pedagógicas na promoção da aprendizagem ativa dos estudantes de graduação nas disciplinas de estatística. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 623–638, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22636. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22636. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística