Conhecimentos prévios dos estudantes de ensino superior de química a respeito da tabela periódica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25320
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tabela periódica, ensino de química, atividades remotas.

Resumo

Resumo: Este artigo buscou identificar os conhecimentos prévios sobre algumas temáticas relacionadas à história da tabela periódica em um minicurso ministrado de forma remota na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) usando uma coleta de dados on-line. O foco dessa busca foi detectar a presença da mulher na construção da ciência, a descoberta de elementos artificiais e o impacto do Ano Internacional da Tabela Periódica nos conhecimentos dos alunos. Como resultado preliminar, reconheceu que os conhecimentos prévios dos alunos estavam assentados nos conteúdos de livros didáticos, com pouca relação com a divulgação científica e as pesquisas recentes. Esses resultados são fundamentais para se repensar a docência no Ensino Superior e o planejamento de atividades focadas na aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: tabela periódica; conhecimentos prévios; ensino de química.

 

Previous knowledge of higher education chemistry students about the periodic table

Abstract: This article sought to identify previous knowledge on some themes related to the history of the periodic table in a distance course at the State University of Ponta Grossa (UEPG) using online data collection. The focus of this search was to detect the presence of women in the construction of science, the discovery of artificial elements and the impact of the International Year of the Periodic Table on students' knowledge. As preliminary results, he recognized that the students' previous knowledge was based on the contents of textbooks, with little relation to scientific dissemination and recent research. These results are fundamental to rethink teaching in higher education and planning activities focused on student learning.

Keywords: periodic table; previous knowledge; chemical education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson Rodrigo Pacheco, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR

Professor colaborador da disciplina de Química Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) das disciplinas de Química Geral, Ensino de Química e Estági Supervisionado.

Referências

ANTUNES, B. B. de P. et al. Progressão dos casos confirmados de COVID-19 após implantação de medidas de controle. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, São Paulo, v. 32, n. 2, p.213-223, maio 2020. Disponível em: scielo.br/pdf/rbti/2020nahead/0103-507X-rbti-20200028.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

ARAÚJO, N. T. de F.; OLIVEIRA, F. B. de; MARCHISOTTI, G. G. Razões para a evasão na educação a distância. In: 22° Congresso Internacional de Educação a Distância, 2016. Águas de Lindoia-SP. Anais 22.º CIAED. São Paulo: ABED. Disponível em: abed.org.br/congresso2016/trabalhos/326.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base – Ensino Médio. Disponível em: portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 jun. 2020.

CONSELHO Estadual de Educação do Paraná (CEE). Processo 32/2020. Instituição de regime especial para o desenvolvimento das atividades escolares no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Paraná em decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 e outras providências. Disponível em: cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Deliberacoes/2020/deliberacao_01_20.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

CHAPMAN, K. The first synthetic element. Nature, London, v. 565, p. 570, 31 jan. 2019. Disponível em: nature.com/articles/d41586-019-00236-4. Acesso em: 23 jun. 2020.

CHASSOT, A. I. A ciência e masculina? É, sim senhora! 9. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2019.

CHASSOT, A. I. A ciência é masculina? É, sim senhora!... Contexto e Educação. São Leopoldo, ano 19, n. 71/72, p. 9-28, jan./dez. 2004. Disponível em: revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1130. Acesso em: 23 jun. 2020.

CHATT, J. Recommendations for the naming of elements of atomic numbers greater than 100. International Union of Pure and Applied Chemistry: Inorganic Chemistry Division, London, v. 51, n. 2, p. 381-384. Fev. 1979. Disponível em: chm.bris.ac.uk/sillymolecules/unununium.pdf. Acesso em17 nov. 2020.

DANTAS, A. V. Coronavírus, o pedagogo da catástrofe: lições sobre o SUS e a relação entre público e privado. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 1-8, set./dez. 2020. Disponível em: scielo.br/pdf/tes/v18n3/0102-6909-tes-18-3-e00281113.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.

GAMELEIRA, S. T.; BIZERRA, A. M. C. Identificação de conhecimentos prévios através de situações-problema. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 9, n. 2, p. 130-147, jul./dez. 2019. Disponível em: sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/3481/2566. Acesso em: 17 nov. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JOLIOT-CURIE, F. The Nobel Prize in Chemistry 1935 was awarded jointly to Frédéric Joliot and Irène Joliot-Curie "in recognition of their synthesis of new radioactive elements.” The Nobel Prize. Disponível em: nobelprize.org/uploads/2018/06/joliot-fred-lecture.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. 1a. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

LIMA, G. M. de; BARBOSA, L. C. A.; FILGUEIRAS, C. A. L. Origens e consequências da tabela periódica, a mais concisa enciclopédia criada pelo ser humano. Química Nova, São Paulo, v. 42, n. 10, p. 1125-1145, 2019. Disponível em: static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/v42n10a02.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

LIVORATTI, P. Câmara de Graduação propõe reinício de atividades de forma não presencial a partir de 29 de junho. Disponível em: uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_N_Texto=30462&FWS_Cod_Categoria=2. Acesso em: 22 jun. 2020.

OPAS Brasil: Organização Pan-Americana de Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101. Acesso em: 20 jun. 2020.

ORNA, M. V. On naming the elements with atomic number greater than 100. Journal of Chemical Education, Washington, v. 59, n. 2, p. 123, fev. 1982. Disponível em: pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ed059p123. Acesso em: 20 jun. 2020.

PARANÁ. Decreto nº 4230 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. Disponível em: legisweb.com.br/legislacao/?id=390948. Acesso em: 22 jun. 2020.

PUGLIESE, G. Um sobrevoo no “Caso Marie Curie”: um experimento de antropologia, gênero e ciência. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 50, n. 1, p. 348-385, 2007. Disponível em: scielo.br/pdf/ra/v50n1/a09v50n1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

SEABORG, G. T. The transuranium elements. Journal of Chemical Education, Washington, v. 62, n. 6, p. 463-467, jun. 1985. Disponível em: pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/ed062p463. Acesso em: 31 jun. 2020.

TIGGELEN, B. V.; LYKKNES, A. The women behind the periodic table. Nature, London, v. 565, p. 559-561, 31 jan. 2019. Disponível em: nature.com/articles/d41586-019-00287-7. Acesso em: 22 jun. 2020.

TOMA, H. E., AITP 2019 – Ano internacional da tabela periódica dos elementos químicos. Química Nova, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 468-472, 2019. Disponível em: scielo.br/pdf/qn/v42n4/0100-4042-qn-42-04-0468.pdf. Acesso em 22 jun. 2020.

UEL. Química Habilitação: Licenciatura. Disponível em: uel.br/prograd/catalogo-cursos/Catalogo_2005/quimica%20licenc.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

UEM. Química. Disponível em: pen.uem.br/cursos-de-graduacao/campus-sede-maringa-pr-x/documentos/quimica.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

UENP. Nota de Esclarecimento: Regime Especial. Disponível em: uenp.edu.br/covid19-noticias/item/2718-nota-de-esclarecimento-regime-especial. Acesso em: 23 jun. 2020.

UEPG. Colegiados de química promovem Jornada Virtual de Atividades Complementares. Disponível em: uepg.br/quimica-jornada-virtual-de-atividades-complementares. Acesso em: 19 jun. 2020a.

UEPG. Colegiados de química promovem segundo ciclo da Jornada Virtual de Atividades Complementares. Disponível em: uepg.br/quimica-promovem-segundo-ciclo-da-jornada-virtual-de-atividades-complementares. Acesso em: 19 jun. 2020b.

UEPG. Conselho aprova atividades remotas na UEPG. Disponível em: uepg.br/cou-realiza-votacao-de-propostas. Acesso em: 19 jun. 2020c.

UEPG. Ordem de serviço nº 2020.0235299 – PROGRAD. Disponível em: uepg.br/prograd/wp-content/uploads/sites/19/2020/06/SEI_UEPG-0235299-Ordem-de-Servi%C3%A7o-1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020d.

UEPG. Programa do Curso de Bacharelado em Química tecnológica, 2016. Disponível em: uepg.br/catalogo/cursos/2016/quimicatecnologia.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

UEPG. Programa do Curso de Licenciatura em Química, 2019. Disponível em: uepg.br/catalogo/cursos/2019/licenciaturaquimica.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

UNICENTRO. Resolução nº 4 – CEPE de 14 de fevereiro de 2020. Aprova as alterações do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química, Licenciatura, da UNICENTRO, Campus Cedeteg, e dá outras providências. Unicentro. Disponível em: sgu.unicentro.br/pcatooficiais/imprimir/18BA33CD. Acesso em: 19 jun. 2020.

UNIOESTE. Química Campus Toledo. Disponível em: unioeste.br/portalunioeste/prograd-outros/cursos-campus-todos/toledocampus?campi=0&curso=TOO0040. Acesso em: 19 jun. 2020.

VIANA, H. E. B.; PEREIRA, L. dos S.; OKI, M. do C. C. A História da Química como disciplina de Graduação: Levantamento de concepções de graduandos do IQ/UFBA. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, São Paulo, v. 4, p. 6-12, 2011. Disponível em: revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/7268/5765. Acesso em: 26 jun. 2020.

WEBELEMENTS. Curium: historical information. Disponível em: webelements.com/curium/history.html. Acesso em: 23 jun. 2020a.

WEBELEMENTS. Meitnerium: historical information. Disponível em: webelements.com/meitnerium/history.html. Acesso em: 23 jun. 2020b.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

PACHECO, J. R. Conhecimentos prévios dos estudantes de ensino superior de química a respeito da tabela periódica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 671–688, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25320. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25320. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência