A história da química por meio dos “ares”: uma contribuição experimental direcionada ao ensino de química

Autores

  • Suelen dos Santos Silva Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio
  • Paula Marcelly Alves Machado Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio
  • Wagner da Silva Terra Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro https://orcid.org/0000-0002-1135-1987

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25344
Agências de fomento
Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Experimentação Demonstrativa, História da Química, Recursos no Ensino de Química.

Resumo

Resumo: O Ensino de Química no Brasil nos dias atuais segue, predominantemente, um modelo tradicional, sendo verificada a utilização de metodologias pedagógicas repetitivas de baixo potencial de aprendizagem. Nesse contexto o presente trabalho teve por intuito elaborar um plano de aula diferenciado que envolvesse conteúdos químicos, dados históricos e discussões filosóficas a partir do tema “Ares”, utilizando a demonstração investigativa como recurso didático para propiciar uma maior motivação e envolvimento dos discentes. Para se alcançar o objetivo proposto, foi realizado um conjunto de quatro experimentos, utilizando materiais de baixo custo e fácil aquisição, a saber: Peso do flogisto; Síntese do Ar Fixo (CO2); Síntese do Ar Inflamável (H2); Síntese do Ar Desflogisticado (O2). A análise qualitativa dos dados obtidos demonstrou que o formato de aula utilizado é aplicável ao Ensino Médio, tornando a aula mais dinâmica, sendo, portanto, apreciada pela maior parte dos discentes, o que possibilitou uma maior motivação desses.

Palavras-chave: Experimentação Demonstrativa; História da Química; Recursos no Ensino de Química.

 

The history of chemistry through the “airs”: an experimental contribution to chemistry teaching

Abstract: The Chemistry teaching in Brazil nowadays follows, predominantly, a traditional model, being verified the use of repetitive pedagogical methodologies with low learning potential. In this context, the present work aimed to elaborate a different lesson plan involving chemical contents, historical data and philosophical discussions based on the theme “Airs”, using investigative demonstration as a didactic resource to provide more motivation and involvement of students. To achieve the proposed goal, a set of four experiments was carried out, using low-cost and easy-to-acquire materials, namely: Weight of phlogiston; Synthesis of Fixed Air (CO2); Flammable Air Synthesis (H2); Synthesis of Dephlogisticated Air (O2). The qualitative analysis of the data obtained showed that the class format used is applicable to high school, making the class more dynamic, being, therefore, appreciated by most of the students, which enabling a greater motivation.

Keywords: Demonstrative Experimentation; History of Chemistry; Chemistry Teaching Resources.

 

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Biografia do Autor

Suelen dos Santos Silva, Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio

Licenciada em Química pelo Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio

Paula Marcelly Alves Machado, Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio

Professora Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio, doutoranda em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação da Profa Dra. Elizabeth Lachter (IQ-UFRJ) e Dr. Adolfo Horn Jr. (UENF) no Laboratório de Resinas, Pólo de Xistoquímica. Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no Laboratório de Ciências Químicas (LCQui), nas divisões de Química Inorgânica e Catálise, com o projeto no qual foram obtidos novos catalisadores heterogêneos de ferro para oxidação de hidrocarbonetos, sob a orientação do Prof. Dr. Adolfo Horn Jr. e co-orientação do Prof. Dr. Alexandre M. Stumbo. Graduada com título de Bacharel e Licenciatura em Química pela Universidade de Brasília (2011), e Bacharel em Química Tecnológica (2013), na mesma instituição. Durante a graduação, trabalhou em iniciação científica do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Materiais e Combustíveis, em sistemas catalíticos bifásicos utilizando líquidos iônicos para reações de modificação do Biodiesel de Soja, como Hidroformilação, Hidroformilação de Tandem/iminação, Epoxidação e obtenção de diacetatos a partir do biodiesel de soja, sob orientação do Professor Dr. Paulo A. Z. Suarez.

Wagner da Silva Terra, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009) e Mestrado (2012) pela mesma instituição na área de Química Orgânica, atuando no isolamento, identificação e avaliação antitumoral de compostos oriundos do metabolismo secundário de espécies do gênero Trichilia. Possui Doutorado em Ciências Naturais (2016) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, na área de Química Bio-inorgânica e de Coordenação, atuando na síntese, caracterização e prospecção da atividade antitumoral de compostos orgânicos e inorgânicos. Possui Técnico em Química (2006), com ênfase em Análises Químicas, pelo IFF-Campos. Além de ser Técnico Químico de Petróleo (2011), com ênfase em Exploração e Produção, pela Universidade Petrobras e Especialista em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural (2015) pelo LENEP-UENF. Atuou como Técnico Químico de Petróleo Júnior no Laboratório de Cromatografia Gasosa e no Laboratório de Petróleo em Condições de Processo e Reservatório (PVT), ambos no Laboratório de Fluidos - Petrobras. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Fluminense Campos Campus Centro, onde atua nas disciplinas: Química Orgânica II, Cromatografia, Análise Instrumental, Metrologia e Análise e Processamento de Fluidos.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

SILVA, S. dos S.; MACHADO, P. M. A.; TERRA, W. da S. A história da química por meio dos “ares”: uma contribuição experimental direcionada ao ensino de química. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 640–670, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25344. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25344. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência