Crenças de autoeficácia Matemática:

revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras no período 2002-2021

Autores/as

  • Paulo Cesar Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Wellington da Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Milena Conceição Coutinho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29816

Palabras clave:

Revisão bibliográfica, Autoeficácia acadêmica, Autoeficácia docente, Teoria Social Cognitiva

Resumen

O presente relato de pesquisa teve como objetivo apresentar resultados de produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado, acerca das crenças de autoeficácia docente e acadêmica envolvendo o ensino e/ou aprendizagem de conteúdos matemáticos, em diversos segmentos escolares. Essa pesquisa de caráter bibliográfico na modalidade de revisão sistemática teve como procedimento de coleta de dados a busca por trabalhos no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O repertório de pesquisas foi constituído a partir da utilização das palavras-chave ‘crença de autoeficácia’, ‘crença de auto-eficácia’ e ‘matemática’ articulada ao conectivo AND nas duas plataformas digitais de pesquisa. Esse olhar para a literatura disponível revelou a necessidade de investir em pesquisas nas quais haja o confronto entre a prática pedagógica e o discurso de professores, na relação da crença de autoeficácia com outras variáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Coordenador de projeto de pesquisa Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021. E-mail: paulooliveira@ufscar.br.

Wellington da Silva, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação para a Ciência, Instituto Federal de São Paulo, Campus Birigui. E-mail: wmbirigui@gmail.com.

Milena Conceição Coutinho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Bauru. E-mail: milenaccoutinho@hotmail.com.

Citas

ARDILES, R. N. Um estudo sobre as concepções, crenças e atitudes dos professores em relação à matemática. 2007. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

ASSIS, C. Q. Resolução de problemas e crenças de autoeficácia: um estudo com alunos do sexto ano do ensino fundamental. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.

BANDURA, A. Self-efficacy. In: RAMACHANDRAN, V. S. (ed.). Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press, 1994, v.4, p.71-81.

BANDURA, A. A teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In: BANDURA, A.; AZZI, R.G.; POLYDORO, S.A.J. (orgs.). Teoria cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed 2008. p. 69-96.

BRINER, R.B.; DENYER, D. Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool. In: ROUSSEAU, D.M. (ed.) Handbook of evidence-based management: companies, classrooms and research. Oxford: Oxford University, 2012, p. 112-129.

BRITO NASCIMENTO, A. A. S. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos. 2008. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

BRITO, M.R.F. Atitudes em relação à Matemática em estudantes do 1o e 2o graus. 1996. Tese (Livre docência em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

COSTA, E. R.; ASSIS, M. P. Crenças de autoeficácia na educação: revisão sistemática do período 2007-2017. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1909-1929, 2019.

COSTA, T. V. Motivação no ensino de matemática: um perfil de como professores de matemática da rede pública e privada desenvolvem as crenças de autoeficácia de seus alunos. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

COUTINHO, M. C. Relações entre crenças de autoeficácia, atitudes e atribuição de sucesso e fracasso em matemática: um estudo com alunos em transição do 5º para o 6º ano. 2020. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.

DOBARRO, V. R. Solução de problemas e tipos de mente matemática: relações com as atitudes e crenças de auto-eficácia. 2007. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

GONÇALVES, M. I. S. M. Crenças e dificuldades de futuros professores de matemática no domínio dos números racionais. 2013. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

GUTIERREZ, K E. T.; RODRIGUEZ, M. M.; PIROLA, N. A. Un estudio sobre creencias de autoeficacia en la solución de tareas de Sucesiones en la Educación Básica Secundaria en Colombia. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 15., 2019. Actas [..]. Medellin: Comité Interamericano de Educación Matemática, 2019. Disponível em: https://conferencia.ciaemredumate.org/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/708/461. Acesso em: 3 maio 2020.

INGLEZ DE SOUZA, L. F. N. Auto-regulação da aprendizagem e a matemática escolar. 2007. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

MACHADO, M. C. Gênero e desempenho em itens da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): relações com as atitudes e crenças de autoeficácia matemática. 2014. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

MORAIS, J. A. R. S. Atribuição de sucesso e fracasso e as crenças de autoeficácia Matemática: um estudo com alunos do Ensino Médio. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

NEVES, L. F. Um estudo sobre as relações entre a percepção e as expectativas dos professores e dos alunos e o desempenho em Matemática. 2002. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

OLIVEIRA, R. S. L. Crenças de professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação). - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

PAULA, K. C. M. A família, o desenvolvimento das atitudes em relação a matemática e a crença de auto-eficácia. 2008. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

PINHEIRO, A. C. O ensino de álgebra e a crença de autoeficácia docente no desenvolvimento do pensamento algébrico. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.

RODRIGUES, C. S. Crenças de autoeficácia matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo com alunos de Ensino Médio de Divinópolis (MG). 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.

SANDER, G. P. Um estudo sobre a relação entre a crença de autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de Alfabetização. 2018. 345 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.

SANTANA, R. R. F. Um estudo sobre as relações entre o desenvolvimento do pensamento algébrico, as crenças de autoeficácia, as atitudes e o conhecimento especializado de professores pre-service e in-service. 2019. 321 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2019.

SILVA, W. Um estudo correlacional entre o desempenho, as atitudes e as crenças de autoeficácia dos licenciandos em Matemática em relação aos conteúdos de Trigonometria do Ensino Médio. 2021. 259 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2021.

TORISU, E. M. Crenças de autoeficácia e motivação para Matemática: um estudo com alunos do nono ano de uma escola pública de Ouro Branco/MG. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.

TORTORA, E. O lugar da matemática na educação infantil: um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças. 2019. 222 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2019.

VIGNOLI, D. A. Ansiedade face ao teste e as autocrenças acadêmicas: seu impacto no desempenho em avaliações de larga escala. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

Publicado

23-12-2022

Cómo citar

OLIVEIRA, P. C.; SILVA, W. da; COUTINHO, M. C. Crenças de autoeficácia Matemática:: revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras no período 2002-2021. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 464–489, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29816. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29816. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Pesquisa