ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A PRESENÇA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

Autores/as

  • Yngridy Silva Chagas Universidade Federal de Sergipe
  • Laerte Silva da Fonseca Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31507

Palabras clave:

Ensino de química; Metodologias ativas; Práticas investigativas

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a presença de propostas de atividades considerando abordagens e práticas investigativas no Ensino de Química nas últimas coleções de livros didáticos endossadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2021). Em resposta à necessidade de promover uma aprendizagem mais ativa e participativa, a inserção de abordagens e práticas investigativas no ensino de química tem ganhado destaque nos últimos anos. Durante a análise, confirmou-se que é importante a presença de propostas de pesquisa intencionais neste acervo final do PNLD. Esses livros apresentam uma variedade de propostas experimentais, atividades práticas e investigações que oferecem oportunidades para os alunos explorarem conceitos e fenômenos químicos de maneira mais participativa. Contudo, no que concerne às atividades propostas nos compêndios didáticos, constataram-se certas restrições à efetivação das práticas investigativas em cinética química no contexto escolar, destacando-se, por exemplo, a exigência de uma infraestrutura física adequada para a realização dos experimentos.

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Biografía del autor/a

Yngridy Silva Chagas, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Química (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, Estagiário no Laboratório de Solos e Química Agrícola no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).Trabalhou como diretor de subcoordenadoria de serviço de preparação do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA), integrante do projeto de pesquisa do Laboratório de Ensino de Ciências (LAPECI) e bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (FAPITEC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Agrícola, Controle de Qualidade e Gestão de Laboratórios, Ensino e Aprendizagem em
Química, produção de Podcasts, etc.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Sergipe

Livre-Docente pela Emil Brunner World University (EBWU, Miami, Flórida/EUA); Doutor Honoris Causa (EBWU); Laureado com o Título de Notório Saber (EBWU); Pós-Doutorado em andamento em Didactique des Mathématiques, ICHEC, BRUXELAS, Bélgica (2022); Pós-Doutorado em Educación Lingüística y Literaria y de Didáctica de las CCEE y de la Matemática, Universidade de Barcelona/UB, Espanha; Pós-Doutorado em E-learning, Universidade Fernando de Pessoa/UFP, Porto/Portugal; Pós-Doutorado em Ciências Básicas e Ambientais, EEL da Universidade de São Paulo/USP; Pós-Doutorado em Psicologia e Neurociência Cognitiva (EBWU); Pós-Doutorado em Educação Matemática (UNIAN/SP); Doctorado en curso Psicología Cognitiva na Universidad de Buenos Aires, UBA/Argentina (2022); Doutor em Educação Matemática (Didática da Matemática, Neurociência Cognitiva) pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, com sandwiche de 01 ano na Université Claude Bernard Lyon 1 - FR/Bolsa CAPES); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Didática da Matemática) pela UFS, Mestre em Educação (Educação Matemática) pela UFS; Especialista em: Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-RG); Neuropsicologia (UNIFESP/CDN), Neuroaprendizagem (Instituto Saber/BR), Psicopedagogia (Institucional e Clínica, FPD), Ensino de Matemática (UFS), Educação Matemática (FA) e em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG; Bacharel em Psicologia (ESTÁCIO-SE), Licenciado em Matemática (UFS); Especialização em Neurociências e Educação (Instituto de Psicologia Sapiens, IPS-PR, em andamento/2021); Especialização em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, em andamento/2022).

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Publicado

20-12-2024

Cómo citar

SILVA CHAGAS, Y.; SILVA DA FONSECA, L. ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A PRESENÇA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31507. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31507. Acesso em: 23 jun. 2025.