Investigando o campo conceitual das funções: primeiros resultados
DOI :
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.21255Résumé
Resumo: Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos do pressuposto que um conceito não pode ser estudado e compreendido isoladamente por meio de uma única situação. Ao contrário, defendemos que são necessárias diferentes situações, diversos conceitos, símbolos, propriedades e teoremas interligados a um mesmo conceito formando um Campo Conceitual. Nesse sentido, fundamentadas na teoria dos Campos Conceituais, e com o olhar voltado para o Campo Conceitual das Funções, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática - GEPEDIMA, que congrega pesquisadores de diferentes universidades estaduais do Paraná, vem desenvolvendo pesquisas com o propósito de explicitar este Campo Conceitual, como identificar e classificar situações matemáticas presentes no Campo Conceitual das funções, bem como “mapear” o processo de construção do conceito de função procurando identificar conhecimentos mobilizados por sujeitos de diferentes idades quando resolvem situações problemas referentes a este campo conceitual. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns dos primeiros resultados obtidos pelas investigações realizadas pelo GEPEDIMA.
Palavras-chave: Didática da Matemática; Campo Conceitual; Funções.
Studying the conceptual field of functions: first results
Abstract: For the development of this work, we start from the assumption that a concept can not be studied and understood alone by means of a single situation. On the contrary, we argue that different situations, different concepts, symbols, properties and theorems interconnected to the same concept forming a Conceptual Field are necessary. In this sense, based on the theory of Conceptual Fields, and looking towards the Conceptual Field of Functions, the Research and Mathematics Didactics Group - GEPEDIMA, which brings together researchers from different state universities of Paraná, has been developing researches with the purpose of to explain this conceptual field, how to identify and classify mathematical situations present in the Conceptual Field of functions, as well as "mapping" the process of construction of the concept of function seeking to identify knowledge mobilized by subjects of different ages when solving situations problems related to this conceptual field. The objective of this work is to present some of the first results obtained by the investigations carried out by GEPEDIMA.
Keywords: Didactics of Mathematics; Conceptual Field; Functions.
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