Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22439Mots-clés :
Livro Didático, Ensino, Educação Estatística, Tratamento da Informação.Résumé
Resumo: Os conteúdos de estatística e probabilidade possuem grande relevância na educação básica possibilitando ao aluno recursos para uma leitura de sua sociedade e exercício consciente de sua cidadania. Como o livro didático possui um papel de destaque na atuação do professor, analisamos como um livro didático do 7º ano aborda os conteúdos de estatística e probabilidade. Tivemos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa. Nosso objetivo foi analisar o livro didático particularizando a análise global, regional e local. Do qual identificamos fragilidades no que tange a definições, conteúdos e habilidades. Esperamos contribuir no sentido de trazer reflexões sobre como vêm sendo apresentado o “Tratamento da Informação” nos livros didáticos evidenciando suas potencialidades e fragilidades. Palavras-chave: Livro Didático; Ensino; Educação Estatística; Tratamento da Informação. An analysis of contents of the block information treatment in a teaching book of the 7th year of fundamental education Abstract: The contents of statistics and probability have great relevance in basic education allowing the student resources for a reading of their society and conscious exercise of their citizenship. As the textbook has a prominent role in the teacher's performance, we analyze how a 7th grade textbook addresses the contents of statistics and probability. We had as methodological contribution the qualitative research. Our goal was to analyze the textbook, particularizing the global, regional and local analysis. Of which we identified weaknesses regarding definitions, content and skills. We hope to contribute to bring reflections on how the "Treatment of Information" has been presented in textbooks highlighting its potentialities and weaknesses. Keywords: Textbook; Teaching; Statistical Education; Information Processing.Téléchargements
Références
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático 2017. Guia de livros didáticos ensino fundamental anos finais. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, Matemática, 2017a.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017b.
CAZORLA, I; SANTANA, E. Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. 1. ed. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: uma olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. (org.). 1. ed. Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 19 – 44.
CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada. Tradução de Joice Elias Costa. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FIORENTINI, D. LORENZATO, S. Investigação em educação matemática. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
GARFIELD, J.; GAL, I. Teaching and assessing statistical reasoning. In: STIFF, L. (ed.).
Developing mathematical reasoning in grades K-12. Reston: National Council
Teachers of Mathematics, 1999.
HENRIQUES, A.; NAGAMINE, A.; NAGAMINE, C. M. L. Reflexões Sobre Análise Institucional: o caso do ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. Bolema, Rio Claro, v. 26, p. 44-69, 2012.
JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; CAMPOS, C.R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LOPES, C. E. Os desafios para educação estatística no currículo de matemática. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. de Q. e S; ALMOULOUD, S. A. (org.) Estudos e reflexões em educação estatística. 1. ed. Campinas: Mercado de letras, 2010.
NAGAMINE, C. M. L. et al. Análise praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica. Bolema, Rio Claro, v. 24, p. 451-472, 2011.
SOUZA, J.; PATARO, P. M. Vontade de saber Matemática, 7º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.
VIALI, L.; OLIVEIRA, P. I. F. de. Uma análise de conteúdos de Probabilidades em livros didáticos do Ensino Médio. In: LOPES, C. E. L.; COUTINHO, C. de Q. S.; ALMOULOUD, S. (org). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.