Educação financeira no ensino médio: possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22536Mots-clés :
Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Professores, Ensino Médio.Résumé
Resumo: O presente artigo é o recorte de um estudo de mestrado que buscou compreender possibilidades de abordagem da Educação Financeira (EF) relacionada com a Matemática Financeira, a partir de um grupo de estudo com professores de Matemática no Ensino Médio. Utilizamos como fundamentação teórica a Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2000). No recorte apresentado neste texto, objetivamos discutir como podemos abordar a EF no Ensino Médio, a partir da experiência vivenciada pelos professores participantes da pesquisa. Os resultados mostram a importância de se trabalhar com dados reais nas discussões de sala de aula e que os professores e os estudantes trabalharam com uma EF ampla e subjetiva, que não envolve apenas a Matemática e as questões financeiras e econômicas. Concluímos que a EF possui um caráter para além da discussão no campo matemático, é preciso que sua abordagem aconteça visando à formação de sujeitos críticos. Palavras-chave: Educação Financeira; Educação Matemática Crítica; Professores; Ensino Médio. Financial education in high school: possibilities Abstract: This article is a cut of a master's study that tried to understand possibilities of approach to Financial Education (EF) related to Financial Mathematics, from a study group with teachers of Mathematics in High School. We use as theoretical foundation the Critical Mathematical Education of Skovsmose (2000). In the section presented in this text, we aim to discuss how we can approach EF in High School, based on the experience of the teachers participating in the research. The results show the importance of working with real data in classroom discussions, that teachers and students have worked with a broad and subjective EF, which involves not only Mathematics and financial and economic issues. We conclude that EF has a character beyond the discussion in the mathematical field, it is necessary that its approach happens aiming at the formation of critical subjects. Keywords: Financial Education; Critical Mathematics Education; Teachers; High school.Téléchargements
Références
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
AZEVEDO, S. et al. Educação Financeira: como podemos abordar na sala de aula a partir dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica? In: ENCONTRO DE MATEMÁTICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO, 5., 2018, Caruaru. Anais... Caruaru: [s.n.], 2018.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CAMPOS, M. Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: uma análise da produção de significados. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
CHAVANTE, E.; PRESTES, D. Quadrante Matemática. 1. ed.. São Paulo: sm, 2016.
COUTINHO, C. O Professor e o livro didático na abordagem da Educação Financeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2016.
COUTINHO, C.; TEIXEIRA, J. Letramento Financeiro: um diagnóstico de saberes docentes. REVEMAT- Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v.10, n.2, p. 1-22, 2015.
KISTEMANN Jr, M. Uma Discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum (Bncc) e o tema integrador “Consumo e Educação Financeira” e o Currículo de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2016.
KISTEMANN Jr, M.; ALMEIDA, D.; RIBERO, I. Uma experiência com Educação Financeira de jovens indivíduos consumidores no PRÓBIC-JR-FAPEMIG/UFJF. Revista Paranaense de Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 6, n. 10, p. 223-245, jan./jun.. 2017.
MUNIZ, I. Educação Financeira e a sala de aula de Matemática: conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2016.
MUNIZ, I.; JURKIEWICZ, S. Educação Econômico – Financeira: uma nova perspectiva para o Ensino Médio. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2013, Montevideo. Anais... Montevideo: [s.n.], 2013.
OLIVEIRA, A. Educação Fiananceira: como está sendo abordada nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental? In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: [s.n.], 2016.
OLIVEIRA, A. Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
PESSOA, C. Educação Financeira na Perspectiva da Educação Matemática Crítica em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2016.
PESSOA, C.; MUNIZ, I.; KISTEMANN Jr, M. Cenários Sobre Educação Financeira Escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de Matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, n. 1. 2018.
SANTOS, T.; PESSOA, C. Educação Financeira na perspectiva da Educação Matemática
Crítica: uma reflexão teórica à luz dos ambientes de aprendizagem de Ole Skovsmose. BoEM- Boletim online de Educação Matemática, Joinville, v.4, n.7, p. 23-45, dez. 2016.
SILVA, A.; POWELL, A. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: [s.n.], 2013.
SILVA, A.; POWELL, A. Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, Juiz de Fora, v. 1, n. 66, p. 03-19, jan./jun. 2015.
SOUZA, J.; PATARRO, M. Vontade de saber matemática. 3. ed.. São Paulo: FTD, 2015.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática Crítica. 1. ed. São Paulo: Papirus, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.