Entrelaçamentos entre educação financeira e modelagem matemática: resenha de uma tese brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.27472
Agências de fomento
Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidade Estadual Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Endividamento, Educação Financeira

Resumo

A tese “Educação financeira: uma abordagem centrada na modelagem matemática” apresenta um panorama reflexivo e crítico sobre a abordagem da Matemática Financeira, ao considerar o aumento do endividamento da população brasileira e a realização de uma oficina, pautada na Modelagem Matemática. O estudo realizado com acadêmicos de dois cursos superiores de tecnologia, aponta possíveis traços de desenvolvimento da conscientização de elementos relacionados a Educação Financeira pelos participantes. Para a análise qualitativa dos dados, o estudo utilizou de questionários e da análise coesitiva por meio do software CHIC. As ideias presentes na obra resenhada indicam caminhos para que assuntos relacionados a Educação Financeira sejam abordados em cursos superiores a partir da Matemática Financeira, sobretudo com a utilização da Modelagem Matemática. Apontamos a necessidade de reflexões econômico-financeiras, sejam na Educação Básica, sejam no Ensino Superior, relacionadas ao contexto dos indivíduos, que podem se dar por meio da Modelagem Matemática.

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Biografia do Autor

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão, como bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). Atualmente, mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), com pesquisa voltada a formação de professores de Matemática com relação a Educação Financeira. É membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp. Atualmente é Professor Associado III da Unesp de Rio Claro, Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3-Unesp), Coordenador Geral da Unesp do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes), Coordenador do Curso de Especialização Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (convênio Unesp-Univesp-CREA-SP) e membro titular da Câmara de EaD/UAB da Abruem. Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). É Editor-chefe das Revistas BOLEMA (Boletim de Educação Matemática) e InFor - Inovação e Formação. Possui projetos em andamento com financiamento de agências de fomento (Capes e Fapesp). Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Organizou livro, possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso de especialização, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis. É Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2).

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

BERRES HARTMANN, A. L.; MALTEMPI, M. V. Entrelaçamentos entre educação financeira e modelagem matemática: resenha de uma tese brasileira. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 694–702, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.27472. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27472. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos