PLURALISMO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO METODOLÓGICO SOBRE O SISTEMA NERVOSO COM ESTUDANTES DO 7º DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33634Mots-clés :
Ensino Fundamental; Modelos Didáticos; Vídeos.Résumé
A possibilidade de utilizar estratégias diferenciadas para o ensino do conteúdo Sistema Nervoso mostra-se como uma alternativa capaz de favorecer o entendimento deste tema pelos educandos. Para tanto, este trabalho se apoiou na estratégia didática denominada Pluralismo Didático, considerando que cada indivíduo apresenta uma forma de aprendizado. Assim, o objetivo da intervenção aqui relatada foi avaliar se houve avanços na compreensão do tema “Sistema Nervoso” por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, frente à utilização de diferentes estratégias e recursos didáticos no processo de ensino. Os alunos participantes responderam a um questionário, constituindo um pré-teste e após as intervenções, o mesmo questionário foi novamente proposto, constituindo um pós-teste. Os resultados mostraram que o uso de estratégias diferenciadas favoreceu a compreensão do assunto. Não obstante, a aula expositiva dialogada se mostrou como uma estratégia importante, dependendo do grupo de alunos e do assunto abordado.
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