O professor como intelectual da práxis: desafios aos docentes frente à pedagogia das competências

Autores

  • Eder Cristiano de Souza Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.20075
Agências de fomento

Palavras-chave:

Competências, BNCC, Formação, Práxis.

Resumo

A pedagogia das competências têm se consolidado como discurso hegemônico nos documentos curriculares e nas bandeiras de movimentos ditos em defesa da universalização e valorização da educação. O cerne dessa perspectiva consiste na ideia segundo a qual a educação deve ser qualificada mediante preceitos que dinamizem as aprendizagens, possibilitando aos alunos vislumbrarem certa utilidade nos conhecimentos adquiridos e contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e na convivência em sociedade. Propomos uma crítica a esse entendimento, evidenciando como esse viés esvazia os ideais de formação humana e da emancipação dos sujeitos no debate educacional. Em contraponto a essa tendência, argumentamos em favor da valorização do trabalho decente, conceituando o professor como intelectual da práxis e vislumbrando um papel ativo do processo educacional, centrado em preceitos de formação humana que superem o utilitarismo educacional, sem recair no conservadorismo da tradição seletiva da cultura escolar. 

Biografia do Autor

Eder Cristiano de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Mestre em História e Doutor em Educação. Docente do curso de Licenciatura em História da UNILA. Realiza pesquisas sobre cinema e História, Cinema e Ensino de História, formação de professores em História e o Ensino de História na América Latina.

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Publicado

22-07-2018

Como Citar

SOUZA, E. C. de. O professor como intelectual da práxis: desafios aos docentes frente à pedagogia das competências. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 24–35, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i22.20075. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/20075. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Práticas educativas e de ensino: reflexões sobre os avanços e desafios da formação docente