O professor como intelectual da práxis: desafios aos docentes frente à pedagogia das competências
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.20075Palavras-chave:
Competências, BNCC, Formação, Práxis.Resumo
A pedagogia das competências têm se consolidado como discurso hegemônico nos documentos curriculares e nas bandeiras de movimentos ditos em defesa da universalização e valorização da educação. O cerne dessa perspectiva consiste na ideia segundo a qual a educação deve ser qualificada mediante preceitos que dinamizem as aprendizagens, possibilitando aos alunos vislumbrarem certa utilidade nos conhecimentos adquiridos e contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e na convivência em sociedade. Propomos uma crítica a esse entendimento, evidenciando como esse viés esvazia os ideais de formação humana e da emancipação dos sujeitos no debate educacional. Em contraponto a essa tendência, argumentamos em favor da valorização do trabalho decente, conceituando o professor como intelectual da práxis e vislumbrando um papel ativo do processo educacional, centrado em preceitos de formação humana que superem o utilitarismo educacional, sem recair no conservadorismo da tradição seletiva da cultura escolar.
Referências
ALVES, G. L. O trabalho didático na escola moderna – formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique. Grenoble: La Pensée sauvage, 1991.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.
GONZÁLES, María Isabel Jiménez. La prática educativa escolar como proceso de trabajo intelectual. Revista Mexicana de Sociologia. Año XLVI Vol.XLVI. Nº 1 enero-marzo de 1984.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
MORENO, Jean Carlos. História na Base Nacional Curricular Comum: Déjà Vu e novos dilemas no século XXI. História & Ensino. UEL – Londrina, V. 22, n. 1, 2016.
VIÑAO, antonio. Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y cambios. Madrid: Morata, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.