O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL

Autores/as

  • Diogo da Silva Roiz
  • Jonas Rafael dos Santos
  • Paulo Eduardo Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2164
Agencias de apoyo
CAPES/CNPq

Palabras clave:

racismo, discriminação, ensino de história, história e cultura africana e afro-brasileira.

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo foi discutir como se utilizar imagens (como filmes, fotos e pinturas) e letras de músicas (como o rap) para se ensinar à história da cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. Demonstram-se como os procedimentos foram trabalhados em sala de aula, no ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) ‘Maria Pavanatti Favaro’, localizada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, e os resultados que foram alcançados com o uso daqueles recursos.  

Publicado

18-03-2010

Cómo citar

ROIZ, D. da S.; SANTOS, J. R. dos; TEIXEIRA, P. E. O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2164. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2164. Acesso em: 17 jul. 2024.