O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL

Автор(и)

  • Diogo da Silva Roiz
  • Jonas Rafael dos Santos
  • Paulo Eduardo Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2164
Спонсори
CAPES/CNPq

Ключові слова:

racismo, discriminação, ensino de história, história e cultura africana e afro-brasileira.

Анотація

Resumo: O objetivo deste artigo foi discutir como se utilizar imagens (como filmes, fotos e pinturas) e letras de músicas (como o rap) para se ensinar à história da cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. Demonstram-se como os procedimentos foram trabalhados em sala de aula, no ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) ‘Maria Pavanatti Favaro’, localizada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, e os resultados que foram alcançados com o uso daqueles recursos.  

Опубліковано

18-03-2010

Як цитувати

ROIZ, D. da S.; SANTOS, J. R. dos; TEIXEIRA, P. E. O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2164. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2164. Acesso em: 17 лип. 2024.

Номер

Розділ

Fundamentos Metodológicos