O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL

Auteurs-es

  • Diogo da Silva Roiz
  • Jonas Rafael dos Santos
  • Paulo Eduardo Teixeira

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2164
Organismes subventionnaires
CAPES/CNPq

Mots-clés :

racismo, discriminação, ensino de história, história e cultura africana e afro-brasileira.

Résumé

Resumo: O objetivo deste artigo foi discutir como se utilizar imagens (como filmes, fotos e pinturas) e letras de músicas (como o rap) para se ensinar à história da cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. Demonstram-se como os procedimentos foram trabalhados em sala de aula, no ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) ‘Maria Pavanatti Favaro’, localizada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, e os resultados que foram alcançados com o uso daqueles recursos.  

Téléchargements

Publié-e

18-03-2010

Comment citer

ROIZ, D. da S.; SANTOS, J. R. dos; TEIXEIRA, P. E. O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2164. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2164. Acesso em: 17 juill. 2024.