O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL

Autori

  • Diogo da Silva Roiz
  • Jonas Rafael dos Santos
  • Paulo Eduardo Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2164
Agenzie di supporto
CAPES/CNPq

Parole chiave:

racismo, discriminação, ensino de história, história e cultura africana e afro-brasileira.

Abstract

Resumo: O objetivo deste artigo foi discutir como se utilizar imagens (como filmes, fotos e pinturas) e letras de músicas (como o rap) para se ensinar à história da cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. Demonstram-se como os procedimentos foram trabalhados em sala de aula, no ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) ‘Maria Pavanatti Favaro’, localizada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, e os resultados que foram alcançados com o uso daqueles recursos.  

Pubblicato

18-03-2010

Come citare

ROIZ, D. da S.; SANTOS, J. R. dos; TEIXEIRA, P. E. O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2164. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2164. Acesso em: 17 lug. 2024.