Aulas práticas no ensino de botânica para a formação inicial de professores de ciências da natureza

Autores

  • Izamara Coelho Cavalcante Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Anna Flora de Novaes Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Carina Siqueira de Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf https://orcid.org/0000-0001-5790-2580

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27657

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino de botânica, Aulas práticas, Formação Inicial

Resumo


 Este trabalho teve por objetivo estruturar aulas práticas para o Ensino de Botânica, visando colaborar com o aprofundamento científico de licenciandos em Ciências acerca do conteúdo “diversidade vegetal”. A pesquisa se enquadra como qualitativa do tipo descritiva, na qual foram estruturadas e analisadas duas aulas práticas para licenciandos em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, campus Serra da Capivara. A primeira aula prática foi sobre Briófitas e a segunda sobre Pteridófitas, tais aulas tinham a finalidade de detalhar as estruturas morfológicas, o ciclo de vida e a importância ecológica de cada grupo estudado. A análise dos dados se deu por meio da percepção desses sujeitos a partir de questionários, tendo em vista as seguintes categorias: Recursos e Aplicação; Objetivo; Expectativas e Extrapolação. Logo, as percepções desses licenciandos nos ajudaram a entender o quanto aulas práticas podem incentivar o ensino mais dinâmico e interessante da Botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izamara Coelho Cavalcante, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - CCINAT/Univasf.

Anna Flora de Novaes Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Biologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora de Biologia do Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF (Campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato-PI)

Carina Siqueira de Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Licenciada em Química pela UAST/UFRPE, Mestra e Doutora em Ensino das Ciências pelo PPGEC/UFRPE, Professora do magistério superior do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, campus Serra da Capivara - CCINAT/Univasf. Lider do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências - GPEAC - Univasf/CNPq.

Referências

BONADIO, L. C. Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências. 2021. (40f.) Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bauru, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 > Acesso em 02 fev.2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Brasília, 2019. Disponível em <https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf.> Acesso em 02 fev.2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FONSECA, L. R.; RAMOS, P. Ensino de botânica na licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do rio de janeiro: contribuições dos professores do ensino superior. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, n. e11387, p. 1-23, 2018.

GOMES, J. V. A. A. Formação docente e ensino de botânica: reflexões além de uma análise documental. 2021. (39f.) Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021.

GOULART, A. T. A impotência da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião. Minas Gerais, v. 2, n. 4, p. 60-73, 2004.

SANTOS, C. R.; MOREIRA, L. S.; LAURIANO, M. P.; SILVA, L. B.; CORTE, V. B. O Ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?, ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2021.

MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino Fundamental: Dificuldades e Desafios. Sciencia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012.

MORAIS, C. S; SIMÕES NETO, J. E; FERREIRA, H. S. Oficina pedagógica de aprendizagem: Uma proposta de ferramenta didática para museus de Ciências. REnCiMa, Cruzeiro do Sul, v. 10, n. 3, p. 204-222, 2019.

NASCIMENTO, B. M.; DONATO, A. M.; SIQUEIRA, A. E.; BARROSO, C. B.; SOUZA, A. C. T.; LACERDA, S. M.; BORIM, D. C. D. E. Propostas pedagógicas para o ensino de botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017.

NICOLA, J. M.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form, Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.

NUNES, J. A.; SILVA, M. A. B.; MANTESCO, D. V.; NASCIMENTO, N. M. C.; SILVA REIS, J. S. Ensino em botânica como ferramenta para iniciação a docência. SAPIENS - Revista de divulgação cientifica – UEMG, Carangola, v. 1, n. 2, p. 1-16, out. 2019.

PILETTI, C. (Org.). Didática especial. 6.ed. São Paulo: Ática S. A, 1988.

RESES, G. L. N. Didática e Avaliação no Ensino de Ciências Biológicas. 6 ed. Indaial: UNIASSELVI, 2010.

RONQUI, L.; SOUZA, M. R.; FREITAS, F. J. C. A importância das atividades práticas na área de biologia. Revista científica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED. Cacoal, v. 1, p. 1-9, 2009. Disponível em: < https://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf.>. Acesso em: 02 de jan.2022.

SANTOS, C. R.; SILVA, L. B.; MOREIRA, L. S.; LAURIANO, M. P.; CORTE, V. B. O Ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?. ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2021.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. "Mas de que te serve saber botânica?". Estud. av., São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016.

SILVA, M. M.; BARROS, I. O. Briófitas e Pteridófitas: A perspectiva do aluno do sétimo ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe-CE. Conex. Ci. E, Tecnol, Fortaleza, v. 11, n. 6, p. 36-44, 2017.

SOUZA, A. C. A Experimentação no Ensino de Ciências: importância das aulas práticas no processo ensino aprendizagem. 2013. (33f.). Monografia de especialização (Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4718/1/MD_EDUMTE_II_2012_20.pdf>. Acesso em: 03 de fev. 2022

SOGA, D.; PAIVA, R. D.; UENO-GUIMARÃES, M. H.; MURAMATSU, M. Um microscópio caseiro simplificado. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 1-7, 2017.

TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção dos licenciandos sobre o “ensino de botânica da educação básica”. Revista da SBenBio, São Paulo, v. 3, p.1603-12, 2010.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados. São Paulo, v. 32, n. 94, p. 8-11, 2018.

VIDAL, A. C. N; MARTINEZ, M. L. S.; IVANE ALMEIDA DUVOISIN, I. A. Recursos didáticos no ensino de ciências: possibilidades e desafios. 2017. (67f.). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências EaD) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.

Downloads

Publicado

03-05-2022

Como Citar

CAVALCANTE, I. C.; PEREIRA, A. F. de N.; MORAIS, C. S. de. Aulas práticas no ensino de botânica para a formação inicial de professores de ciências da natureza. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 25–53, 2022. DOI: 10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27657. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27657. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Pesquisa