Aulas práticas no ensino de botânica para a formação inicial de professores de ciências da natureza
DOI :
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27657Mots-clés :
Ensino de ciências, Ensino de botânica, Aulas práticas, Formação InicialRésumé
Este trabalho teve por objetivo estruturar aulas práticas para o Ensino de Botânica, visando colaborar com o aprofundamento científico de licenciandos em Ciências acerca do conteúdo “diversidade vegetal”. A pesquisa se enquadra como qualitativa do tipo descritiva, na qual foram estruturadas e analisadas duas aulas práticas para licenciandos em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, campus Serra da Capivara. A primeira aula prática foi sobre Briófitas e a segunda sobre Pteridófitas, tais aulas tinham a finalidade de detalhar as estruturas morfológicas, o ciclo de vida e a importância ecológica de cada grupo estudado. A análise dos dados se deu por meio da percepção desses sujeitos a partir de questionários, tendo em vista as seguintes categorias: Recursos e Aplicação; Objetivo; Expectativas e Extrapolação. Logo, as percepções desses licenciandos nos ajudaram a entender o quanto aulas práticas podem incentivar o ensino mais dinâmico e interessante da Botânica.
Téléchargements
Références
BONADIO, L. C. Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências. 2021. (40f.) Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bauru, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 > Acesso em 02 fev.2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Brasília, 2019. Disponível em <https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf.> Acesso em 02 fev.2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FONSECA, L. R.; RAMOS, P. Ensino de botânica na licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do rio de janeiro: contribuições dos professores do ensino superior. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, n. e11387, p. 1-23, 2018.
GOMES, J. V. A. A. Formação docente e ensino de botânica: reflexões além de uma análise documental. 2021. (39f.) Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021.
GOULART, A. T. A impotência da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião. Minas Gerais, v. 2, n. 4, p. 60-73, 2004.
SANTOS, C. R.; MOREIRA, L. S.; LAURIANO, M. P.; SILVA, L. B.; CORTE, V. B. O Ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?, ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2021.
MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino Fundamental: Dificuldades e Desafios. Sciencia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012.
MORAIS, C. S; SIMÕES NETO, J. E; FERREIRA, H. S. Oficina pedagógica de aprendizagem: Uma proposta de ferramenta didática para museus de Ciências. REnCiMa, Cruzeiro do Sul, v. 10, n. 3, p. 204-222, 2019.
NASCIMENTO, B. M.; DONATO, A. M.; SIQUEIRA, A. E.; BARROSO, C. B.; SOUZA, A. C. T.; LACERDA, S. M.; BORIM, D. C. D. E. Propostas pedagógicas para o ensino de botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017.
NICOLA, J. M.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form, Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.
NUNES, J. A.; SILVA, M. A. B.; MANTESCO, D. V.; NASCIMENTO, N. M. C.; SILVA REIS, J. S. Ensino em botânica como ferramenta para iniciação a docência. SAPIENS - Revista de divulgação cientifica – UEMG, Carangola, v. 1, n. 2, p. 1-16, out. 2019.
PILETTI, C. (Org.). Didática especial. 6.ed. São Paulo: Ática S. A, 1988.
RESES, G. L. N. Didática e Avaliação no Ensino de Ciências Biológicas. 6 ed. Indaial: UNIASSELVI, 2010.
RONQUI, L.; SOUZA, M. R.; FREITAS, F. J. C. A importância das atividades práticas na área de biologia. Revista científica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED. Cacoal, v. 1, p. 1-9, 2009. Disponível em: < https://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf.>. Acesso em: 02 de jan.2022.
SANTOS, C. R.; SILVA, L. B.; MOREIRA, L. S.; LAURIANO, M. P.; CORTE, V. B. O Ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?. ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2021.
SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. "Mas de que te serve saber botânica?". Estud. av., São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016.
SILVA, M. M.; BARROS, I. O. Briófitas e Pteridófitas: A perspectiva do aluno do sétimo ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe-CE. Conex. Ci. E, Tecnol, Fortaleza, v. 11, n. 6, p. 36-44, 2017.
SOUZA, A. C. A Experimentação no Ensino de Ciências: importância das aulas práticas no processo ensino aprendizagem. 2013. (33f.). Monografia de especialização (Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4718/1/MD_EDUMTE_II_2012_20.pdf>. Acesso em: 03 de fev. 2022
SOGA, D.; PAIVA, R. D.; UENO-GUIMARÃES, M. H.; MURAMATSU, M. Um microscópio caseiro simplificado. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 1-7, 2017.
TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção dos licenciandos sobre o “ensino de botânica da educação básica”. Revista da SBenBio, São Paulo, v. 3, p.1603-12, 2010.
URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados. São Paulo, v. 32, n. 94, p. 8-11, 2018.
VIDAL, A. C. N; MARTINEZ, M. L. S.; IVANE ALMEIDA DUVOISIN, I. A. Recursos didáticos no ensino de ciências: possibilidades e desafios. 2017. (67f.). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências EaD) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.