Aulas práticas no ensino de botânica para a formação inicial de professores de ciências da natureza

Autores

  • Izamara Coelho Cavalcante Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Anna Flora de Novaes Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Carina Siqueira de Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf https://orcid.org/0000-0001-5790-2580

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27657
Agências de fomento
Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino de botânica, Aulas práticas, Formação Inicial

Resumo

 Este trabalho teve por objetivo estruturar aulas práticas para o Ensino de Botânica, visando colaborar com o aprofundamento científico de licenciandos em Ciências acerca do conteúdo “diversidade vegetal”. A pesquisa se enquadra como qualitativa do tipo descritiva, na qual foram estruturadas e analisadas duas aulas práticas para licenciandos em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, campus Serra da Capivara. A primeira aula prática foi sobre Briófitas e a segunda sobre Pteridófitas, tais aulas tinham a finalidade de detalhar as estruturas morfológicas, o ciclo de vida e a importância ecológica de cada grupo estudado. A análise dos dados se deu por meio da percepção desses sujeitos a partir de questionários, tendo em vista as seguintes categorias: Recursos e Aplicação; Objetivo; Expectativas e Extrapolação. Logo, as percepções desses licenciandos nos ajudaram a entender o quanto aulas práticas podem incentivar o ensino mais dinâmico e interessante da Botânica.

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Biografia do Autor

Izamara Coelho Cavalcante, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - CCINAT/Univasf.

Anna Flora de Novaes Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Biologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora de Biologia do Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF (Campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato-PI)

Carina Siqueira de Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Licenciada em Química pela UAST/UFRPE, Mestra e Doutora em Ensino das Ciências pelo PPGEC/UFRPE, Professora do magistério superior do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, campus Serra da Capivara - CCINAT/Univasf. Lider do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências - GPEAC - Univasf/CNPq.

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Publicado

03-05-2022

Como Citar

CAVALCANTE, I. C.; PEREIRA, A. F. de N.; MORAIS, C. S. de. Aulas práticas no ensino de botânica para a formação inicial de professores de ciências da natureza. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 25–53, 2022. DOI: 10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27657. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27657. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa