Alfabetização científico-tecnológica no currículo de ciências dos anos iniciais:

educação CTS e o pensamento freireano em teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.28953

Palavras-chave:

Configuração Curricular, CTS , Freire

Resumo

A sociedade tem sofrido cada vez mais rápidas transformações, isso repercute na escola.  Objetivamos (re)conhecer os desafios e as possibilidades de ensino para a promoção da Alfabetização Científico-tecnológica no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais a partir da aproximação dos pressupostos de Freire e o enfoque CTS. É uma pesquisa qualitativa, cujo corpus de análise foi composto por teses e dissertações do repositório do IBICT. A partir da análise emergiram quatro categorias: desafios para a configuração curricular sob a perspectiva de Freire e CTS; Práticas educativas com abordagem CTS presentes no Currículo; Aproximações entre enfoque Freire e CTS: auxiliando os educadores dos Anos Iniciais a melhor compreender o Ensino de Ciências; ECT e a ACT: importância para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Sinalizamos a necessidade de mudança na formação dos educadores, através de formação continuada, para que ampliem seus conhecimentos acerca de um currículo mais emancipatório.

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Biografia do Autor

Rosemar Ayres dos Santos, UFFS

Licenciada em F´ísica, Mestre e Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Cerro Largo, RS. 

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Publicado

03-05-2022

Como Citar

KLESZTA, S. F.; SANTOS, R. A. dos . Alfabetização científico-tecnológica no currículo de ciências dos anos iniciais:: educação CTS e o pensamento freireano em teses e dissertações. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 54–79, 2022. DOI: 10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.28953. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28953. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa