Alfabetização científico-tecnológica no currículo de ciências dos anos iniciais:
educação CTS e o pensamento freireano em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.28953Palavras-chave:
Configuração Curricular, CTS , FreireResumo
A sociedade tem sofrido cada vez mais rápidas transformações, isso repercute na escola. Objetivamos (re)conhecer os desafios e as possibilidades de ensino para a promoção da Alfabetização Científico-tecnológica no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais a partir da aproximação dos pressupostos de Freire e o enfoque CTS. É uma pesquisa qualitativa, cujo corpus de análise foi composto por teses e dissertações do repositório do IBICT. A partir da análise emergiram quatro categorias: desafios para a configuração curricular sob a perspectiva de Freire e CTS; Práticas educativas com abordagem CTS presentes no Currículo; Aproximações entre enfoque Freire e CTS: auxiliando os educadores dos Anos Iniciais a melhor compreender o Ensino de Ciências; ECT e a ACT: importância para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Sinalizamos a necessidade de mudança na formação dos educadores, através de formação continuada, para que ampliem seus conhecimentos acerca de um currículo mais emancipatório.
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