Influências da Natureza da Ciências no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.30495

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Ensino e Aprendizagem, Currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a inclusão de conceitos da Natureza da Ciência (NdC) em abordagens didáticas nas aulas de ciências, bem como expor análise e reflexão quanto as conjunturas que interferem e são inerentes ao ensino ou indissociáveis da educação formal, bem como implícitas na formação ou na prática docente. A discussão teórica foi pautada em uma revisão da literatura nas áreas de investigação, textos a respeito da NdC foram levantados, articulando com os procedimentos de ensino na área do Ensino de Ciências, integrando diálogos frente a modificações curriculares e seus possíveis efeitos à alfabetização científica. Resultando na percepção de que a inserção curricular de conceitos da NdC na prática docente, tem potencial para promover aprendizagem significativa, ensino contextualizado e noção coletiva da construção dos conhecimentos científicos, bem como na formação cidadã dos estudantes.

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Biografia do Autor

Felipe Patron Cândido, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática-PECEM, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Diogo Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática-PECEM, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Irinéa de Loudes Batista, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo/Université Paris VII. Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

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