“Na prática, a teoria é outra”

os desafios da atuação profissional diante das lacunas no processo formativo de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31282

Palavras-chave:

Formação do professor, Licenciatura, Expectativas

Resumo

Este artigo trata-se de um ensaio teórico, cujo objetivo foi analisar a formação nos cursos de licenciatura. Para responder às perguntas apresentadas desenvolveu-se pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Ademais, utilizaram-se artigos e livros de autores que discutem a formação inicial, como Gonçalves (2000), Tardif e Lessard (2005), Costa (2009), entre outras obras pertinentes sobre o tema. Diante das discussões, elencaram-se muitas fragilidades na formação do professor de matemática, em razão disso, percebe-se a importância da construção de melhorias na formação profissional. Por fim, considera-se necessário inserir na formação do professor o desenvolvimento de projetos que visem solucionar as dificuldades oriundas do ensino básico, a partir da inclusão de atividades, palestras e rodas de conversas que evidenciem as dificuldades vivenciadas na sala de aula, entre outras possibilidades.

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Biografia do Autor

Fernanda Vieira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará Campus Fortaleza

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

PEREIRA, F. V.; LIMA, F. J. de; ALVES, F. R. V. “Na prática, a teoria é outra”: os desafios da atuação profissional diante das lacunas no processo formativo de Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 738–750, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31282. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31282. Acesso em: 28 abr. 2024.