AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33702Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as potenciais contribuições da disciplina de Instrumentalização no Ensino de Química para a formação inicial de professores de Ciências. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, foi realizada na disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Química, que envolveu discussões teóricas, análise de livros didáticos e elaboração de Sequências Didáticas. Os resultados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, utilizando três Categorias a priori intituladas: I) Tecendo diálogos sobre o Ensino de Química na disciplina de Ciências; II) A Educação CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica nas análises e propostas; III) Perspectivas e reflexões da prática docente. Os resultados evidenciam propostas que valorizaram a criticidade, problematização e a busca pela autonomia dos estudantes. Concluímos que a disciplina promoveu a reflexão acerca da prática docente reflexiva, valorizando questões que vão além do domínio do conteúdo.
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