VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID-QUÍMICA: ADAPTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS

Autores

  • Mariana de Souza Fengler Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Micheli Alves Marth Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Juliane Maria Bergamin Bocardi UTFPR
  • Ismael Laurindo Costa Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6295-1619

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33784

Palavras-chave:

Ensino de Química; Jogo didático; Funções Inorgânicas; PIBID.

Resumo

Considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) uma política de fomento as licenciaturas e a formação docente, descrevemos nesse artigo as experiências de um grupo de bolsistas no subprojeto de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Nosso contexto foi a proposição de uma oficina pedagógica com o jogo didático “Serpentes e Escadas” adaptado como estratégia de revisão do conteúdo de Funções Inorgânicas. Como percurso metodológico propomos o relato processual e analítico da prática compreendendo planejamento, implementação e reflexão sobre a oficina junto a estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Os dados foram obtidos a partir de diários de campo e relatórios dos licenciandos.. A ação na escola, destacou a importância da difusão de estratégias baseadas em jogos didáticos no Ensino de Química e a relevância do PIBID para a formação de professores engajados e imersos na realidade educacional.

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

DE SOUZA FENGLER, M.; ALVES MARTH, M.; BERGAMIN BOCARDI, J. M.; COSTA JUNIOR, I. L. VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID-QUÍMICA: ADAPTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33784. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33784. Acesso em: 12 abr. 2025.