Escola de matemática básica: um projeto de extensão universitária

Autores

  • Julyane Souza Soares
  • Francisco Eteval da Silva Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28508

Resumo

O presente estudo, de cunho qualitativo-exploratória apoiada em estudo de caso, teve como objetivo compreender os efeitos do projeto de extensão intitulado “Escola de Matemática Básica” na aprendizagem dos estudantes partícipes e na aprendizagem profissional de estudantes de licenciatura, regentes das oficinas. Para tanto, o estudo foi realizado em três fases: levantamento de dados; observação não participante das práticas docentes dos licenciandos; e entrevista. Os resultados revelaram que, apesar do projeto ter sido realizado no contexto da pandemia, foi alcançado um alto nível de satisfação por parte dos alunos e dos acadêmicos e um baixo índice de evasão. Os estudantes apresentaram uma melhora no seu desempenho escolar e os acadêmicos desenvolveram conhecimentos de conteúdo específico, pedagógico e curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, R. M.; MOROSINI, M.; LOPES, D. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 117-131, set/dez. 2019.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; Tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, p. 296, 2010.

CUNHA, A. R.; FAVERO, B. O mau desempenho da educação básica brasileira no Pisa em quatro gráficos. Aos Fatos, 2019. Disponível em:<https://www.aosfatos.org/noticias/o-mau-desempenho-da-educacao-basica-brasileira-no-pisa-em-quatro-graficos/>. Acesso em: 29 de jan. 2021.

FLEMMING, D. M. Criatividade e Jogos Didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM COMPROMISSO SOCIAL. VIII, 2004, Pernambuco. Anais... Pernambuco: ENEM, 2004. p. 1-11.

FONSECA, F. S.; LIMA, J. D.; MACHADO, O.; DIAS, O. R. K.; PINHEIRO, J.; STAMBERG, C. S. O ensino da matemática trabalhado através de oficinas lúdicas com atividades diferenciadas e jogos. In: ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – EIEMAT, IV, 2014, Rio Grande do Sul. Anais... São Borja: Pibid, 2014. p. 1-14.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

LINS, M. H. de F. S. Educação popular e extensão universitária – diálogo entre saberes sobre a educação popular. In: NETO, J. F. de M. (Org). Extensão universitária. 1 ed. Paraíba: Editora da Ufbp, 2002, p. 123-156.

OLIVEIRA, J. C.; CRUZ, M. A. S. Reforço escolar: um aliado para o ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - 12º ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XII, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016, p. 1-12.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, jun. 2007.

PELISSARI, D.; ANDREIS, G. da S. L. Reforço de Matemática por meio de Oficinas: Uma experiência com a comunidade. Revista UFG, Rio Grande do Sul, [S. l.], v. 19, abr. 2019.

RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. DO A.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; PASSOS NETO, I. DE F. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Sergipe, v. 1, n. 2, p. 141-148, 25 fev. 2013.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020.

SANTOS, J. B. P. dos; NETO, L. C. B. de T. O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática?. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v.17, n. 2, p. 148-172, 2015.

SEEFELDT, M.; HERRMANN, F. Aulas de reforço com auxílio de material manipulativo e jogos. In: ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EIEMAT, IV, 2014, Rio Grande do Sul. Anais... Pelotas: Pibid, 2014, p. 1-11.

SILVA, O.D.D. O que é extensão universitária?. 1996. Palestra proferida no II Simpósio Multidisciplinar "A Integração Universidade-Comunidade", p. 148-149. 1996.

UFAM. Sobre (Estatuto e Regimento Geral). s/d. Disponível em: <https://ufam.edu.br/sobre.html>. Acesso em: 29 de nov. 2020.

UNDIME. Inep divulga resultados do Saeb 2019. 2020. Disponível em:<https://undime.org.br/noticia/16-09-2020-09-24-inep-divulga-resultados-do-saeb-2019>. Acesso em: 26 de jan. 2021.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 2º ed. Rio de Janeiro: Bookman editora, 2005.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

SOUZA SOARES, J. .; ETEVAL DA SILVA FEITOSA, F. . Escola de matemática básica: um projeto de extensão universitária. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 673–693, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28508. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28508. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência