HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Authors

  • Alessandra Cristina Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Irati/PR
  • Joivana de Fátima Rodrigues Lau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Irati/PR
  • Thiago de Souza Claudino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Irati/PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33775

Keywords:

ciências da natureza, base nacional curricular comum, PNLD

Abstract

History of Science must be considered in teaching, however, there are few studies on this approach in textbooks for elementary school. The aim of this study is to analyze the conceptions of History of Science in textbooks for elementary school. Inserts on the History of Science in textbooks from 1st to 5th years were evaluated, according to the public textbook distribution program. Inserts containing historical information relating to the lives of scientists occurred mainly in books for the fourth and fifth year of elementary school. The scientists' biographies appeared in three of the textbooks analyzed. Pictographic representations and images were present, such as photos and drawings of scientists, original images and images of the historical moment. Other strategies and continued teacher training can enable the History of Science to be teaching appropriately.

Downloads

References

ALMEIDA, L. F.; GUIMARÃES, C. R. P. História e filosofia da ciência nas séries iniciais da educação básica: orientações dos PCN para o ensino fundamental. In: Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/2089/1/CienciaEducacaoBasicaPCN.pdf. Acesso em: 22.fev.2024.

ALVARO, M. V.; BORGES, M. N.; FLORÊNCIO, A. S. Armas químicas e o desenvolvimento científico: o uso do júri simulado como estratégia didática para o ensino de química. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 250-271, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25980. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25980. Acesso em: 4 jul. 2024.

ARMSTRONG, D. L. P. Fundamentos filosóficos do ensino de ciências naturais. Curitiba: Intersaberes, 2012.

BACICH, L.; CARONE, C. R.; PICHILIANI, E. A. Presente mais: ciências da natureza. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22. fev. 2024.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

FRANCO-PATROCÍNIO, S. O.; FREITAS-REIS, I. Os livros didáticos de química indicados pelo PNLD 2015: a história da ciência empregada na temática “quantidade de matéria” e sua unidade, mol. Holos, v. 2, p. 375-392, 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4676/pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

GUARNIERI, P. V. Concepções dos professores de ciências da natureza a respeito do currículo paulista em relação à história e filosofia da ciência no ensino médio. 2022. 256 f. Tese de Doutorado (Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, Bauru, 2022. Disponiível em: https://repositorio.unesp.br/items/15974d09-9ab7-4374-8e25-99bb9c17afd0. Acesso em: 8 jul. 2024.

GUIMARÃES, L. P.; CASTRO, D. L. FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental. Dialogia, n. 41, p. e21804, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21804. Acesso em: 26 fev. 2024.

LONDERO, L.; GALINDO, M. A.; SERZEDELLO, M. História da Ciência e relações de gênero: a publicação de “Sir Isaac Newton’s philosophy explained for de use of ladies. In six dialogues on light and colours”. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 325–246, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.19695. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19695. Acesso em: 8 jul. 2024.

MANTOVANI, K.; CAMPOS, M. R. Bem-me-quer mais: ciências. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

MARLO, G.; PATAKA, E. M. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores. Educação e Pesquisa, v. 45, e186743, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gj7mNCT4XzdfvTRN8JkDrgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2024.

MARTINELLI, N. R. B. S.; MACHEDANZ, L. F. Abordagens da história da ciência no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Editora da UFSC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/lista_area_03.htm. Acesso em: 19 fev. 2024.

MARTINS, R. A. Introdução: a História das Ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, p. xxi – xxxiv.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 5 nov. 2024.

MENDONÇA, V. L.; COSTA, T. Da escola para o mundo: ciências. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2021.

MICHELAN, V. Vida criança: ciências. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

MURÇA, J. S. E.; SILVA, N. V.; FREITAS, B. S. P.; GOLDSCHMIDT, A. I. A história da ciência em livros didáticos dos anos iniciais: uma análise. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 10, n. 2, p. 51-66, 2020. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2151. Acesso em: 26 fev. 2024.

NIGRO, R. G. Ápis mais: ciências. 1. ed. São Paulo: Ática, 2021.

PIRES, R. G.; AMARAL, C. L. C.; PALANCH, W. B. L. História da ciência em livros didáticos de química: características das pesquisas sobre a temática. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 3, p. 178-190, 2019. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1164. Acesso em: 26 fev. 2024.

PRETTO, E. M.; GOLDSCHMIDT, A. I.; RICHTER, L. História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 19, n. 42, p. 177-193, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14286. Acesso em: 26 fev. 2024.

ROSA, M. D. A. O uso do livro didático de ciências na educação básica: uma revisão dos trabalhos publicados. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 55-86, 2017. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6787. Acesso em: 19 fev. 2024.

SANTOS, S. C. S. Espaços educativos científicos: formal, não formal e informal. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 20, p. 98-107, 2016. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/251/250. Acesso em: 19 fev. 2024.

SARMENTO, S. F.; SILVA, M. N. A.; NÓBREGA, J. M. S; COSTA, C. M. A história da ciência no ensino fundamental: análise de episódios históricos em livros didáticos de ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5, 2018, Olinda. Anais... Campina Grande-PB: Realize, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA3_ID3272_10092018194145.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

SILVA, G. R. História da Ciência e experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 6, n. 1, p. 121-132, 2013. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/242/194. Acesso em: 19 fev. 2024.

SILVA, A. M.; COSTA, D. K. Análise do conceito de equilíbrio químico apresentado nos livros didáticos de Química, aprovados pelo PNLD 2018-2020. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 366-383, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27799. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27799. Acesso em: 4 jul. 2024.

SILVA, A. A.; JUSTINA, L. A. D. História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo. Alexandria: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 333-357, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p333/36701. Acesso em: 19 fev. 2024.

SOUZA, G. A. P.; COSTA, G.; LIMA, L. S. Análise da história da ciência no livro didático de química. Scientia Naturalis, v. 3, n. 1, p. 274-287, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/4267. Acesso em: 26 fev. 2024.

TERÁN, A. F. Estratégias de ensino em disciplina do curso de mestrado educação em ciências na Amazônia: percepção de estudantes. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 66–91, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.1.20502. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/20502. Acesso em: 8 jul. 2024.

TERNES, A. P. L.; SCHEID, N. M. J.; GULLICH, R. I. C. A história da ciência em livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1677.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

VIEIRA, A. S.; REJAN, D. C. L.; ANDRADE, M. A. B. S. História da ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da descoberta da penicilina por Alexander Fleming. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76309. Acesso em: 19 fev. 2024.

Published

31-03-2025

How to Cite

ALVES DOS SANTOS, A. C.; RODRIGUES LAU, J. de F.; DE SOUZA CLAUDINO, T. HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33775. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33775. Acesso em: 30 apr. 2025.