Conhecimentos botânicos no Exame Nacional do Ensino Médio

Como essa temática vem sendo abordada a partir do "Novo ENEM"?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.29999

Palabras clave:

Ensino de Botânica, ENEM, Análise de Conteúdo

Resumen

Este artigo objetivou analisar a abordagem dos conteúdos botânicos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa foi do tipo documental com abordagem quanti-qualitativa, consistindo na análise e categorização de questões sobre Botânica nas dez primeiras edições do “Novo ENEM” a partir de 2009. Propomos três categorias de análise perante o nível de conceito, os quais referem-se à forma pela qual a Botânica/conteúdos foram abordadas. Verificou-se que o ENEM apresenta forte tendência em contemplar conteúdos sobre a fisiologia vegetal, assim como em contemplar a Botânica e as plantas apenas com o objetivo de referenciar conceitos e/ou processos pertencentes a outras áreas do conhecimento. Desse modo, é necessário que o ENEM aborde a Botânica de forma mais diversificada.

 

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Biografía del autor/a

Anderson Thiago Monteiro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE). Professor da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEDUC/PE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Renato Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, pela Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE). Professor da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEDUC/PE), Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

20-12-2023

Cómo citar

SILVA, A. T. M. da; SILVA, R. A. da. Conhecimentos botânicos no Exame Nacional do Ensino Médio: Como essa temática vem sendo abordada a partir do "Novo ENEM"?. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 698–718, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.29999. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29999. Acesso em: 12 may. 2024.