A construção do pensamento geométrico à luz da teoria da mudança de quadros

Autores/as

  • João Debastiani Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Lorena Gomes Bueno Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.30525

Palabras clave:

Dialética ferramenta-objeto, Livros didáticos, Ensino Fundamental, Mudança de quadros

Resumen

Sob a ótica da teoria da Dialética Ferramenta-Objeto proposta por Régine Douady (1986), um conceito pode ser concebido ora como objeto de estudo de um determinado conteúdo, ora como ferramenta para a resolução de uma problemática, possibilitando que o estudante alterne entre quadros distintos e mobilize ferramentas já estabelecidas, visando a construção de um novo conhecimento. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar os quadros e a maneira como ocorre a mudança dos mesmos em tarefas que envolvem o conceito de área em Livros Didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. Para tanto, adotamos como procedimento metodológico a categorização da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Constatamos que as tarefas oportunizam a mudança entre os quadros algébrico, numérico e geométrico, de maneira que as ferramentas que podem ser utilizadas alternam entre a memorização e a concepção de um novo saber fundamentado nos princípios construtivistas.

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Biografía del autor/a

João Debastiani Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. E-mail: netodebastiani@gmail.com.

Lorena Gomes Bueno, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. E-mail: lorena_bueno10@yahoo.com.br.

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Publicado

29-04-2023

Cómo citar

NETO, J. D.; BUENO, L. G. A construção do pensamento geométrico à luz da teoria da mudança de quadros. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 40–65, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.30525. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30525. Acesso em: 29 may. 2024.