Uma revisão sistemática sobre a presença das tecnologias digitais frente às problemáticas do ensino e da aprendizagem do cálculo no ensino superior
DOI :
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27791Mots-clés :
Ensino de Cálculo, Tecnologias Digitais, Educação Matemática, Revisão Sistemática de LiteraturaRésumé
Nesta pesquisa, realiza-se uma revisão sistemática da literatura, visando compreender como as
tecnologias digitais enfrentam às problemáticas do ensino e da aprendizagem de Cálculo. Para tanto, foram
estudados textos de revistas da área da Educação Matemática, publicados nos últimos dez anos (2011-
2020). Foram destacadas convergências que constituíram núcleos de compreensão: a potencialidade da
visualização permitida por softwares na formação de conjecturas e na constituição do conhecimento em
Cálculo; a modelagem Matemática e a resolução de problemas trabalhados com softwares como auxílio ao
ensino e à aprendizagem de Cálculo; o trabalho de professores com tecnologias digitais no ensino de
Cálculo. Constata-se que o trabalho com Tecnologias Digitais no ensino e na aprendizagem de Cálculo
justifica-se especialmente pela potencialidade da visualização e de movimento permitida pelos softwares,
bem como às ações que efetivam esta potencialidade, apresentando gráficos e figuras em movimento,
juntamente como as representações algébricas e operacionais que os constituem
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