Aprendizagem da noção de comparação entre números inteiros:

um estudo amparado na teoria conexionista de Thorndike

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.28715

Mots-clés :

Números inteiros, Tentativa e Erro, Conexionismo, Aprendizagem

Résumé

Considerando a influência da lei das respostas múltiplas proposta por Thorndike (1913) e a utilização de jogos como recurso didático para a aprendizagem matemática, este artigo tem como objetivo verificar as tentativas e erros apresentados por alunos durante a aplicação de um jogo envolvendo a noção de comparação entre números inteiros. Para isso, foi aplicado o jogo denominado passeio do siri, com alunos de uma turma do 6° ano do ensino fundamental anos finais, o qual proporcionou um ambiente favorável à execução de sucessivas tentativas pelos alunos, até chegarem à solução da situação proposta. Esse tipo de atividade tem o potencial de promover a reflexão, o levantamento e teste de hipóteses, além do contato com o erro, para a construção e/ou consolidação de um conhecimento matemático, permitindo ainda que o professor possa traçar um panorama da compreensão dos alunos acerca da noção que vem sendo trabalhada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joalisson Bahia Santana, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. E-mail: joalissonbahia@hotmail.com.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Livre-docente, Emil Brunner World University® (EBWU). Professor titular do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aracaju, SE, Brasil. E-mail: laerte.fonseca@ifs.edu.br.

Adriana Breda, Universitat de Barcelona

Pós-Doutora, Universitat de Barcelona (UB). Professora da Universitat de Barcelona (UB), Barcelona, Espanha. E-mail: adriana.breda@ub.edu.

Références

BIZERRA, A.; URSI, S. Teorias da aprendizagem: influências da psicologia experimental. Introdução aos estudos da educação I. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, A. L. A professora, a criança e o trabalho pedagógico. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (IX), 2007, Águas de Lindóia. Formação de professores para a educação básica. Águas de Lindóia: UNESP, p. 57-64.

GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

LARA, I. C. M. O jogo como estratégia de ensino de 5ª a 8ª série. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (VIII), 2004, Recife. Anais do VIII ENEM - Minicurso. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 01-10.

LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem. Tradução: Vera Magyar. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

ROCHA NETO, F. T. Dificuldades na aprendizagem operatória de números inteiros no ensino fundamental. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

SANTOS, C. G. D. O. Erro... Penso... Logo... Aprendo... Matemática. 2015. 93p. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de matemática e 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2009.

Téléchargements

Publié-e

23-12-2022

Comment citer

SANTANA, J. B.; FONSECA, L. S. da; BREDA, A. Aprendizagem da noção de comparação entre números inteiros:: um estudo amparado na teoria conexionista de Thorndike. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 384–400, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.28715. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28715. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Pesquisa