A Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de Matemática:

relação com a teoria epistemológica de Vygotsky

Auteurs-es

  • Erinaldo Ferreira do Nascimento Instituto Presbiteriano Vida. Universidade Federal de Sergipe
  • Erinaldo Alves Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI :

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.29370

Mots-clés :

Sociedade, Vygotsky, Tecnologias, Epistemologia

Résumé

O presente ensaio apresenta a abordagem epistemológica de Vygosky, no qual faz-se uma relação com as tecnologias no ensino de matemática. O objetivo geral deste ensaio é identificar como a epistemologia de Vygotsky interage com a tecnologia no ensino de matemática. No entanto, visa responder alguns questionamentos como problemáticas. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, os textos utilizados para fundamentar esse trabalho foram escolhidos de acordo com as discussões na disciplina do Mestrado. Os resultados evidenciam o quanto a epistemologia de Vygotsky se relaciona com as mudanças sociais e a inserção da tecnologia no ensino de matemática. Assim, a partir dessa epistemologia é possível discutir as tecnologias nos ambientes educacionais no ensino de matemática o que configura uma relação entre o pensamento do teórico Vygotsky com as mudanças contemporâneas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Erinaldo Ferreira do Nascimento, Instituto Presbiteriano Vida. Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática-PPGECIMA, na Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe.

Erinaldo Alves, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação-PPGED, na Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe.

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Publié-e

29-04-2023

Comment citer

NASCIMENTO, E. F. do; ALVES, E. A Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de Matemática:: relação com a teoria epistemológica de Vygotsky. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–13, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.29370. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29370. Acesso em: 20 mai. 2024.