A Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de Matemática:
relação com a teoria epistemológica de Vygotsky
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.29370Mots-clés :
Sociedade, Vygotsky, Tecnologias, EpistemologiaRésumé
O presente ensaio apresenta a abordagem epistemológica de Vygosky, no qual faz-se uma relação com as tecnologias no ensino de matemática. O objetivo geral deste ensaio é identificar como a epistemologia de Vygotsky interage com a tecnologia no ensino de matemática. No entanto, visa responder alguns questionamentos como problemáticas. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, os textos utilizados para fundamentar esse trabalho foram escolhidos de acordo com as discussões na disciplina do Mestrado. Os resultados evidenciam o quanto a epistemologia de Vygotsky se relaciona com as mudanças sociais e a inserção da tecnologia no ensino de matemática. Assim, a partir dessa epistemologia é possível discutir as tecnologias nos ambientes educacionais no ensino de matemática o que configura uma relação entre o pensamento do teórico Vygotsky com as mudanças contemporâneas.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E. B. Informática e Formação de Professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. 1.ed. Porto: Porto Editora, 1994.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.
DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação. 2.ed. São Paulo: Unesp: 2001.
FRIDMAN, L. C. Pós-modernidade: sociedade da imagem e sociedade do conhecimento. História, Ciência, Saúde-Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 1-20, out. 1999.
JOHNSON, S. Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. 1.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
JONAS, H.O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MOREIRA, D. (2000b). Tecnologia, educação e pessoas. In: PONTE, J. P. e SERRAZINA, L. (Org.). Educação matemática em Portugal, Espanha e Itália. 2.ed. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Secção de Educação Matemática, 1999, p. 1-347.
MORAN, J. M., A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá . 2.ed. Campinas: Papirus, 2007.
OLIVEIRA, M. K., V. Aprendizado e desenvolvimento: um processo Sócio-histórico. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1995.
PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Ibero-americana de Educação, Lisboa, v.24, n. 24, p.63-90, 2000. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/issue/view/84 . Acesso em: 30 out. 2021.
TORNAGHI, A. J. C. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2. ed. – Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. In: COLE. M. et. al (Org). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 87 – 106.
VYGOTSKY.L.S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Erinaldo Ferreira do Nascimento, Erinaldo Alves 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.