EXPLORANDO FUNÇÕES INORGÂNICAS E O FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SIMULADOR PHET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34688

Palavras-chave:

Funções Inorgânicas, Chuva ácida, Simulador PhET, Aprendizagem Significativa

Resumo

No ensino de Química, é frequente observar dificuldades por parte dos alunos, muitas vezes associadas a metodologias descontextualizadas, que favorecem a memorização em detrimento da compreensão. Nesse sentido, este estudo visa apresentar uma abordagem para o ensino das funções inorgânicas, utilizando as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) propostas por Moreira e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, com o propósito de promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. A metodologia incluiu a elaboração de uma UEPS centrada no tema das funções inorgânicas para o Ensino Médio, com discussões sobre o fenômeno da chuva ácida. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados o simulador PhET e a análise de notícias recentes, visando contextualizar os conceitos teóricos apresentados. De modo, espera-se que este trabalho auxilie docentes na abordagem da temática de funções inorgânicas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa, além de despertar novas ideias para futuros trabalhos.

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Biografia do Autor

Blanchard Silva Passos, IFCE/DISCENTE

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/IFCE). Bolsista (CNPq). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Ana Karine Portela Vasconcelos, IFCE/DOCENTE

Doutora em Engenharia Civil (UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação: PGECM/IFCE e RENOEN/IFCE.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

DE SOUSA FILGUEIRAS, J.; SILVA PASSOS, B.; PORTELA VASCONCELOS, A. K. EXPLORANDO FUNÇÕES INORGÂNICAS E O FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SIMULADOR PHET. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34688. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/34688. Acesso em: 24 jun. 2025.