EXPLORANDO FUNÇÕES INORGÂNICAS E O FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO SIMULADOR PHET
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.34688Palavras-chave:
Funções Inorgânicas, Chuva ácida, Simulador PhET, Aprendizagem SignificativaResumo
No ensino de Química, é frequente observar dificuldades por parte dos alunos, muitas vezes associadas a metodologias descontextualizadas, que favorecem a memorização em detrimento da compreensão. Nesse sentido, este estudo visa apresentar uma abordagem para o ensino das funções inorgânicas, utilizando as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) propostas por Moreira e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, com o propósito de promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. A metodologia incluiu a elaboração de uma UEPS centrada no tema das funções inorgânicas para o Ensino Médio, com discussões sobre o fenômeno da chuva ácida. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados o simulador PhET e a análise de notícias recentes, visando contextualizar os conceitos teóricos apresentados. De modo, espera-se que este trabalho auxilie docentes na abordagem da temática de funções inorgânicas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa, além de despertar novas ideias para futuros trabalhos.
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