O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL

Autores

  • Diogo da Silva Roiz
  • Jonas Rafael dos Santos
  • Paulo Eduardo Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.2164
Agências de fomento
CAPES/CNPq

Palavras-chave:

racismo, discriminação, ensino de história, história e cultura africana e afro-brasileira.

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo foi discutir como se utilizar imagens (como filmes, fotos e pinturas) e letras de músicas (como o rap) para se ensinar à história da cultura africana e afro-brasileira em sala de aula. Demonstram-se como os procedimentos foram trabalhados em sala de aula, no ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) ‘Maria Pavanatti Favaro’, localizada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, e os resultados que foram alcançados com o uso daqueles recursos.  

Downloads

Publicado

18-03-2010

Como Citar

ROIZ, D. da S.; SANTOS, J. R. dos; TEIXEIRA, P. E. O USO DE IMAGENS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA E A QUESTÃO DO RACISMO NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i9.2164. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2164. Acesso em: 20 abr. 2024.