v. 18 n. 2 (2020): Caderno de Educação Física e Esporte

					Visualizar v. 18 n. 2 (2020): Caderno de Educação Física e Esporte
Dossiê Esportes de Raquete
Publicado: 02.05.2020

Dossiê Esportes de Raquete

  • Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná

    René Augusto Gesat, Caio Corrêa Cortela, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Guy Ginciene
    11-17
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p11
  • Perfil da aptidão física em crianças e adolescentes praticantes de mini tênis em Jacarezinho (PR)

    Flávia Évelin Bandeira Lima, Walcir Ferreira Lima, Mariane Aparecida Coco, Fellipe Bandeira Lima, Silvia Bandeira da Silva Lima
    19-24
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p19
  • Satisfação no trabalho de treinadores de tênis

    Saulo Testa, Verónica Gabriela Silva Piovani, Silvio Pinheiro de Souza, Caio Corrêa Cortela, Jorge Both
    25-30
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p25
  • O lado obscuro do mundo virtual e seus desdobramentos em atletas de esportes de raquete

    Kauan Galvão Morão, Guilherme Bagni, Renato Henrique Verzani, Afonso Antonio Machado
    31-37
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p31
  • Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários

    Guilherme Bagni, Kauan Galvão Morão, Renato Henrique Verzani, Afonso Antonio Machado
    39-43
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p39
  • Primeiras competições de tênis no Rio Grande do Sul (1920-1960): das disputas entre clubes ao campeonato estadual

    Janice Zarpellon Mazo, Tuany Defaveri Begossi, Raquel Valente de Oliveira, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Carlos Adelar Abaide Balbinotti
    45-50
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p45
  • Trajetória sociocultural e histórica do Badminton em Montes Claros (MG)

    Emilly Thais Gonçalves Dias, Guilherme Carvalho Vieira, Ester Liberato Pereira
    51-56
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p51
  • Avaliação da performance técnico-tática no tênis: uma revisão sistemática sobre os instrumentos de medida

    Rodrigo Vieira Bulso, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Thiago José Leonardi, Carlos Adelar Abaide Balbinotti
    57-62
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p57
  • Análise da produção científica brasileira sobre badminton: uma revisão integrativa

    Patric Paludett Flores, Ana Luíza Barbosa Anversa, Leonardo Cordeiro de Queiroz, Fernando Lazaretti Onorato Silva, Ariel Arthur Cardoso dos Santos Coutinho, Vânia de Fátima Matias de Souza
    63-70
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p63
  • Reflexões sobre o Beach Tennis no Brasil: um estado de conhecimento

    Fabiola Santini Takayama, Alexandre Vanzuíta
    71-77
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p71
  • Inclusão do tênis na formação de professores de educação física: experiências de ensino e de reconstrução em um curso de licenciatura

    Wesly Otoni Ferreira, Bianca Henriques de Oliveira, Vinicius do Carmo Fontana, Mariana Zuaneti Martins
    79-85
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p79
  • Projeto Pádel Cidadão: possibilidades no processo formativo de acadêmicos de educação física e aprendizagem para alunos da educação básica

    Mariza de Fátima dos Santos Sanchez, Lucia Helena Rivero Meza, Phillip Vilanova Ilha, Fernanda Stein
    87-91
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p87
  • A pedagogia crítica da educação física escolar: relatos de uma experiência docente com o badminton

    Samuel Nascimento de Araujo, Leandro Oliveira Rocha, Márcio Cardoso Coelho, Fabiano Bossle
    93-99
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p93
  • Possíveis estratégias de avaliação da aprendizagem sobre o esporte em um projeto de badminton na escola

    João Marcelo de Queiroz Miranda, Taisa Belli, Peterson Amaro da Silva, Milton Shoiti Misuta, Larissa Rafaela Galatti
    101-106
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p101
  • Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação

    Caio Corrêa Cortela, Cesar Kist, Michel Milistetd, Jorge Both, Carlos Adelar Abaide Balbinotti
    107-114
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p107
  • Programa “DT-Tênis 60+”: uma proposta de sistematização para o aprendizado do tênis e prevenção de quedas de idosos

    Luciano Juchem, Marcelo de Maio Nascimento
    115-122
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p115

Artigo Original

  • Lembranças sobre a educação física escolar: uma narrativa de estudantes de educação física

    Diego Grasel Barbosa, Raísa Carvalho da Silva, Marcelo Dutra Della Justina, Geraldo Jose Ferrari Junior, Gelcemar Oliveira Farias, Érico Pereira Gomes Felden
    123-129
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p123
  • Práticas avaliativas na educação física escolar: um estudo com professores de Miracema do Tocantins (TO)

    Marciel Barcelos
    131-136
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p131
  • Crianças com baixo desempenho em atividades cotidianas tendem a apresentar baixo desempenho escolar

    Robert Edward Silveira, Tailine Lisboa, Manuela Castro Braz, Carina Raffs Leite, Walan Robert da Silva, Thais Silva Beltrame
    137-143
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p137
  • Atividade física e deficiência física: preferências, motivações e barreiras para a prática de atividade física

    Luciana Erina Palma, Bhianca Conterato Patias, Roberta Marostega Feck
    145-151
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p145

Relato de Experiência

  • Desenvolvendo um modelo de revisão rápida para graduação em Educação Física

    Crisllayne Fátima de Souza, Verônica Volski Mattes, Michael Pereira da Silva, Taniya Singh Nagpal, Danilo Fernandes da Silva
    153-158
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p153
  • Parkour: propostas de aulas na educação física escolar

    Dianne Cristina Souza de Sena, Miguel Herick Sousa de Lemos
    159-169
    DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p159

Ponto de Vista