Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Vol. 10, N. 20 (2015): Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação
Vol. 10, N. 20 (2015): Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação
Publicado:
22-10-2015
APRESENTAÇÃO
Apresentação
Maristela Guimarães
PDF
Páginas Iniciais
PREFÁCIO
Nilma Lino Gomes
PDF
ÁFRICA
ÁFRICA, SIGNO DA LIBERDADE: MARCUS GARVEY, O CARNAVAL DA BAHIA E O BRADO AFRICANO EM MOÇAMBIQUE
Osmundo Pinho
PDF
LUGARES DE MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO: RIO DE JANEIRO, DAKAR E OUIDAH
Abreu de Thiago, Lima Florencio
PDF
HAITI
RACISMO E DESUMANIZAÇÃO NO HAITI
Franck Seguy
PDF
DIÁSPORAS NEGRAS NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL: DIALOGANDO COM INTELECTUAIS HAITIANOS
Joseph Handerson
PDF
ETNICIDADE EM MOVIMENTO: EM BUSCA DE CRITÉRIOS ÉTNICO-DESCRITIVOS NA MOBILIDADE HAITIANA PELO BRASIL
Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Geraldo Castro Cotinguiba
PDF
BRASIL
40 ANOS DE MEMÓRIA E NARRATIVA DO NEGRO BRASILEIRO EM JORNALISMO IMPRESSO
Ana Senna, Robson Santos Costa
PDF
A NÃO REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: O CASO “GABRIELA”
Maria Cristina Giorgi, Fábio Sampaio de Almeida, Maria Vitória Silva Paiva
PDF
RELAÇÕES RACIAIS, RACISMO E IDENTIDADE NEGRA NO CANDOMBLÉ BAIANO DE ALAGOINHAS
Ari Lima, Nana Luanda M. Alves
PDF
A PASTORAL AFRO-BRASILEIRA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1988: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS QUESTÕES RACIAIS NO INTERIOR DA IGREJA CATÓLICA
Pâmella Santos dos Passos, Maria Cristina Giorgi, Ronaldo Pimentel Baptista
PDF
JOVENS DE TERREIROS: CIBERATIVISMO E PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE INTEGRANTES DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA
Ricardo Oliveira de Freitas
PDF
NARRATIVAS INSURGENTES DE UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS: DESVIOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INSPIRAÇÃO COLONIAL
Claudia Miranda, Sonia Maria Vieira da Silva
PDF
TRAJETÓRIAS NEGRAS DISCENTES NO ESPAÇO ACADÊMICO: O QUADRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DIANTE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
Mariza Fernandes dos Santos, Alex Ratts
PDF
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA É UM DOS INSTRUMENTOS PARA A PRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA RACIAL?
Sales Augusto dos Santos
PDF
“QUE CRIANÇA FEIA! POR QUE A MÃE DELA ESTÁ FELIZ? ELA NUNCA VAI FICAR BRANCA”: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CRIANÇAS E RELAÇÕES RACIAIS
Luiz Fernandes de Oliveira, Mônica Regina Ferreira Lins
PDF
PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E SOCIABILIDADES NA ESCOLA
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
PDF
A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Mirian de Albuquerque Aquino, Alba Lígia de Almeida Silva
PDF
O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES RACIAIS: PARA ALÉM DA LEI Nº 10.639/2003
Paulo Antônio Barbosa Ferreira, Tânia Mara Pedroso Müller
PDF
NOVAS NARRATIVAS, EDUCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: UM CAMPO POSSÍVEL PARA O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE
Rosane da Silva Borges
PDF
IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Susana Aparecida Ferreira, Aparecida de Jesus Ferreira
PDF
Artigos e Ensaios
METODOLOGIAS ATIVAS, SEMIÓTICA E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DESIGN
Joseane Rucker
PDF
DO OLHAR À ESCUTA E AO CONVITE INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO E COMUNITÁRIA
Ernesto Candeias Martins
PDF
AS CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA DE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA À LUZ DA SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO
Daniele Cariolano da Silva, Maria Marina Dias Cavalcante, Isabel Magda Said Pierre Carneiro
PDF
SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Taise Soeth, Antonio Serafim Pereira
PDF
SABERES PERTINENTES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO
Ivan Vale Sousa, Marineide Câmara Silva
PDF
O INDIVIDUALISMO NEOLIBERAL COMO OBSTÁCULO Á FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA
Márden de Pádua Ribeiro
PDF
O PROFESSOR E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
PDF
A LITERATURA DE OSMAN LINS E SUA CRÍTICA AO AUTORITARISMO
Aguinaldo José Gonçalves, Ivanor Luiz Guarnieri
PDF
A RELAÇÃO TRABALHO-ESCOLA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST/PARANÁ
Valter Jesus Leite, Clésio Antonio Acilino
PDF
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
Verônica Rosemary de Oliveira, Elocir Aparecida Corrêa Pires, Kely Cristina Enisweler, Vilmar Malacarne
PDF
Palavras-chave
caipiras
pesquisa qualitativa
pedagogia da diferença
diferença
identidade
wunenburger
simbolização
horta escolar
linguagem
analogias
teseu
formação integra
pecado
escrita
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99319
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17294
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15264
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14471
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13742
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13170
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12817
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10372
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10354
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9789