Edições anteriores

  • Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências
    v. 17 n. 31 (2023)

    O Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências, organizado por Dulce Maria Strieder, Alexandre Shigunov, Cassiane Beatrís Pasuck Benassi e Queli Ghilardi Cancian constitui se em um conjunto de artigos das diferentes regiões do Brasil e países como Portugal. Na constituição o Dossiê reúne resultados de pesquisas teóricas e práticas, envolvendo entre outros aspectos: a formação e a ação de professores de ciências, com um olhar para atividades investigativas; participação de docentes em equipes colaborativas, embasados em movimentos de pesquisa que intencionam reflexão crítica e renovação das práticas docentes; proposição de atividades pontuais que estimulem o protagonismo e o interesse dos estudantes, assim como as pesquisas que abarcam o estado do conhecimento para tais abordagens.

    Desejamos boa leitura!
    Equipe Editorial Temas & Matizes

  • Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos
    v. 17 n. 30 (2023)

    Caros leitores...

    Com grande satisfação lhes apresentamos o “Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos” organizado pelas professoras Dra. Isis Ribeiro Berger da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Dra. Luana Ferreira Rodrigues da Universidade Federal do Amazonas e Dra. Viviane Ferreira Martins da Universidad Complutense de Madrid. O Dossiê é resultante do esforço das organizadoras em compor o diálogo e o debate sobre pesquisas e ações que considerem a complexidade fronteiriça e que trazem à baila perspectivas múltiplas, como a noção das fronteiras enquanto espaço de intercâmbios e de encontros. Nas palavras das autoras “trata-se de evidenciar iniciativas que possam ser utilizadas como modelo para o desenvolvimento de políticas linguísticas (públicas) inclusivas em diferentes contextos geopolíticos e multilíngues de fronteiras” (Berger, Rodrigues, Martin, 2023). O conjunto tem em sua composição a entrevista com Ana Paula Laborinho atual diretora em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que aborda a cooperação e o desenvolvimento do multilinguismo no contexto ibero-americano. Na sequência temos o relato do escritor uruguaio Fabián Severo, intitulado Contrabandista de Palavra, que reflete a experiência de muitos fronteiriços. E, no corpo do Dossiê, são doze artigos que, por um lado, tematizam e problematizam as demandas e os fenômenos sociolinguísticos e educacionais próprios de contextos de fronteiras geopolíticas em que se verifica a mobilidade e circularidade entre os limites dos territórios e, por outro lado, trabalhos que discutem as simetrias e assimetrias entre populações residentes nas fronteiras que incidem no uso das línguas, nas práticas docentes e na construção e reprodução de determinadas atitudes linguísticas.

    Boa leitura a todos.

    Equipe Editorial Temas & Matizes

    Editores Dr. Valdecir Soligo e Dra. Sheille Soares de Freitas

    Assistente de Editoração Amábily Larissa Beltramel dos Anjos

  • Dossiê Memórias, coexistencias e cocriações como cartografias do pensamento
    v. 17 n. 29 (2023)

    Este Dossiê resulta de práticas de Internacionalização da Pós-graduação realizada entre dois Programas em região de Fronteira. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Sociedade, Cultura e Fronteira, da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu com o Programa de Post Grado da Universidade Nacional del Este, do Paraguay viabilizaram por meio esta Revista, o trânsito de autores/as que produzem em fronteiras. A produção demonstra fluxos de memórias por entre imaginários históricos, locais, construídos em um jogo co-criativo, inventivo, que re-significa noções de identidade, organização do trabalho, da gestão e produção do conhecimento. Diversos autores/as de diferentes áreas colocaram aqui suas produções e demarcam a necessidade de transpormos fronteiras físicas e culturais também na produção da ciência.
    Boa leitura!

    Organizadores:
    Antonio Rodriguez Arias (UNE, PY);
    José Carlos dos Santos (UNIOESTE, Br).

  • Dossiê - Desafios da Docência, da Gestão e da Relação Educação Básica e Superior no Século XXI: Cenários e Perspectivas
    v. 16 n. 27 (2022)

    Este Dossiê pretende fomentar a publicação de trabalhos científicos inéditos (artigos, resenhas e relatos analíticos) que tratem de práticas de formação, gestão e atuação, desenvolvidas por docentes na Educação Básica e Superior, por estudantes das licenciaturas e pós-graduandos/as das diferentes áreas do conhecimento, com enfoques socioculturais críticos de diversos processos formativos, embasados em concepções multirreferenciais, pluriculturais e interdisciplinares na contemporaneidade. Afinal, os desafios educacionais na atualidade exigem práticas político-pedagógicas inovadoras, aqui entendidas como aquelas que rompem com os paradigmas da racionalidade técnica, baseados na lógica disciplinar e na transmissão de conteúdos dogmatizados.

    Boa leitura!

    Equipe editorial

  • Dossiê: Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores
    v. 15 n. 26 (2021)

    Caros leitores

    Esse dossiê reúne trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica por acadêmicos das licenciaturas com a colaboração de professores da educação básica e das universidades de diversas regiões do país. É com muita alegria que disponibilizamos aos leitores da revista Temas e Matizes uma riquíssima oportunidade de conhecer diversas nuances de experiências em dois programas que foram implementados no contexto da pandemia. Os artigos instigam não somente o debate em torno desses programas, mas demonstram a capacidade de atuação num contexto que exigiu uma rápida resposta em relação às mudanças nas formas de ensinar e aprender em todos os níveis de ensino.

    Esperamos que  apreciem a leitura!

    *Os textos e seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos autores.

  • DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas
    v. 14 n. 25 (2020)

    APRESENTAÇÃO

     
     Silvia Zamberlan Costa Beber[1]

    Sueli Ribeiro Comar[2]

    Susimeire V. Rosotti de Andrade[3]

     

    Os desafios impostos pela conjectura preconizada pela pandemia da Covid-19 à humanidade, levou distintos setores, entre eles o educacional, buscar alternativas para enfrentar os problemas e dificuldades gerados pela pandemia. Os profissionais da educação têm produzido novos meios e produtos educacionais, garantindo a continuidade das ações e o atendimento dos estudantes da educação básica e do ensino superior.

    Diante deste cenário, a Revista Temas & Matizes, editada pelo NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, convidou a comunidade acadêmica a contribuir com o Dossiê “A docência frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas”.

    A contribuição desse dossiê, é dialogar coletivamente, visando repensar em tempos de pandemia a prática docente que é indissociável dos aspectos teóricos metodológicos. Assim, a Revista Temas & Matizes não está alheia aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o dossiê ora apresentado foi composto por artigos, de pesquisadores do Brasil e Portugal.

    Os estudos apresentados pelos pesquisadores que compõem o dossiê, corroboram com a indissociabilidade entre a produção teórica e a prática que constituem um grande desafio, e que este refletirá no trabalho docente. Desejamos uma ótima leitura!


    [1] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Toledo.

    [2] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão.

    [3] Professora do curso de Licenciatura em matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu.

  • v. 11 n. 21 (2017)

    Ementa: este dossiê contempla reflexões sobre o processo de formação de professores diante das novas conjunturas nacionais da educação brasileira, versando sobre os novos desafios em formar excelentes profissionais mesmo diante da falta de incentivo e/ou dificuldades de apoio por parte dos órgãos governamentais. Aceitam-se trabalhos que versem sobre: Políticas Públicas de Formação de Professores; Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação; Base na Base Nacional Comum Curricular e Formação Continuada.

  • v. 11 n. 20 (2017)

    Este dossiê contempla reflexões sobre o processo de formação de professores diante das novas conjunturas nacionais da educação brasileira, versando sobre os novos desafios em formar excelentes profissionais mesmo diante da falta de incentivo e/ou dificuldades de apoio por parte dos órgãos governamentais. Aceitam-se trabalhos que versem sobre: Políticas Públicas de Formação de Professores; Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação inicial; As diretrizes de formação de professores; A Resolução 2/2015 e a formação inicial e continuada.
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