Archives

  • Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências
    Vol. 17 No. 31 (2023)

    O Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciências, organizado por Dulce Maria Strieder, Alexandre Shigunov, Cassiane Beatrís Pasuck Benassi e Queli Ghilardi Cancian constitui se em um conjunto de artigos das diferentes regiões do Brasil e países como Portugal. Na constituição o Dossiê reúne resultados de pesquisas teóricas e práticas, envolvendo entre outros aspectos: a formação e a ação de professores de ciências, com um olhar para atividades investigativas; participação de docentes em equipes colaborativas, embasados em movimentos de pesquisa que intencionam reflexão crítica e renovação das práticas docentes; proposição de atividades pontuais que estimulem o protagonismo e o interesse dos estudantes, assim como as pesquisas que abarcam o estado do conhecimento para tais abordagens.

    Desejamos boa leitura!
    Equipe Editorial Temas & Matizes

  • Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos
    Vol. 17 No. 30 (2023)

    Caros leitores...

    Com grande satisfação lhes apresentamos o “Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos” organizado pelas professoras Dra. Isis Ribeiro Berger da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Dra. Luana Ferreira Rodrigues da Universidade Federal do Amazonas e Dra. Viviane Ferreira Martins da Universidad Complutense de Madrid. O Dossiê é resultante do esforço das organizadoras em compor o diálogo e o debate sobre pesquisas e ações que considerem a complexidade fronteiriça e que trazem à baila perspectivas múltiplas, como a noção das fronteiras enquanto espaço de intercâmbios e de encontros. Nas palavras das autoras “trata-se de evidenciar iniciativas que possam ser utilizadas como modelo para o desenvolvimento de políticas linguísticas (públicas) inclusivas em diferentes contextos geopolíticos e multilíngues de fronteiras” (Berger, Rodrigues, Martin, 2023). O conjunto tem em sua composição a entrevista com Ana Paula Laborinho atual diretora em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que aborda a cooperação e o desenvolvimento do multilinguismo no contexto ibero-americano. Na sequência temos o relato do escritor uruguaio Fabián Severo, intitulado Contrabandista de Palavra, que reflete a experiência de muitos fronteiriços. E, no corpo do Dossiê, são doze artigos que, por um lado, tematizam e problematizam as demandas e os fenômenos sociolinguísticos e educacionais próprios de contextos de fronteiras geopolíticas em que se verifica a mobilidade e circularidade entre os limites dos territórios e, por outro lado, trabalhos que discutem as simetrias e assimetrias entre populações residentes nas fronteiras que incidem no uso das línguas, nas práticas docentes e na construção e reprodução de determinadas atitudes linguísticas.

    Boa leitura a todos.

    Equipe Editorial Temas & Matizes

    Editores Dr. Valdecir Soligo e Dra. Sheille Soares de Freitas

    Assistente de Editoração Amábily Larissa Beltramel dos Anjos

  • Dossiê Memórias, coexistencias e cocriações como cartografias do pensamento
    Vol. 17 No. 29 (2023)

    Este Dossiê resulta de práticas de Internacionalização da Pós-graduação realizada entre dois Programas em região de Fronteira. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Sociedade, Cultura e Fronteira, da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu com o Programa de Post Grado da Universidade Nacional del Este, do Paraguay viabilizaram por meio esta Revista, o trânsito de autores/as que produzem em fronteiras. A produção demonstra fluxos de memórias por entre imaginários históricos, locais, construídos em um jogo co-criativo, inventivo, que re-significa noções de identidade, organização do trabalho, da gestão e produção do conhecimento. Diversos autores/as de diferentes áreas colocaram aqui suas produções e demarcam a necessidade de transpormos fronteiras físicas e culturais também na produção da ciência.
    Boa leitura!

    Organizadores:
    Antonio Rodriguez Arias (UNE, PY);
    José Carlos dos Santos (UNIOESTE, Br).

  • Dossier - Challenges On Teaching, Management and Relation Between Basic and Higher Education in the 21st Century: Scenarios and Perspectives
    Vol. 16 No. 27 (2022)

    This Dossier intends to promote the publication of unprecedented scientific works (articles, reviews and analytical reports) that deal with training, management and performance practices, developed by teachers in Basic and Higher Education, by undergraduate and graduate students from the different areas of knowledge, with critical sociocultural approaches to different training processes, based on contemporary multi-referential, pluricultural and interdisciplinary concepts. After all, current educational challenges require innovative political-pedagogical practices, understood here as those that break with the paradigms of technical rationality, based on disciplinary logic and transmission of dogmatized content.

  • Dossiê: Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores
    Vol. 15 No. 26 (2021)

    Caros leitores

    Esse dossiê reúne trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica por acadêmicos das licenciaturas com a colaboração de professores da educação básica e das universidades de diversas regiões do país. É com muita alegria que disponibilizamos aos leitores da revista Temas e Matizes uma riquíssima oportunidade de conhecer diversas nuances de experiências em dois programas que foram implementados no contexto da pandemia. Os artigos instigam não somente o debate em torno desses programas, mas demonstram a capacidade de atuação num contexto que exigiu uma rápida resposta em relação às mudanças nas formas de ensinar e aprender em todos os níveis de ensino.

    Esperamos que  apreciem a leitura!

    *Os textos e seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos autores.

  • DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas
    Vol. 14 No. 25 (2020)

    APRESENTAÇÃO

     
     Silvia Zamberlan Costa Beber[1]

    Sueli Ribeiro Comar[2]

    Susimeire V. Rosotti de Andrade[3]

     

    Os desafios impostos pela conjectura preconizada pela pandemia da Covid-19 à humanidade, levou distintos setores, entre eles o educacional, buscar alternativas para enfrentar os problemas e dificuldades gerados pela pandemia. Os profissionais da educação têm produzido novos meios e produtos educacionais, garantindo a continuidade das ações e o atendimento dos estudantes da educação básica e do ensino superior.

    Diante deste cenário, a Revista Temas & Matizes, editada pelo NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, convidou a comunidade acadêmica a contribuir com o Dossiê “A docência frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas”.

    A contribuição desse dossiê, é dialogar coletivamente, visando repensar em tempos de pandemia a prática docente que é indissociável dos aspectos teóricos metodológicos. Assim, a Revista Temas & Matizes não está alheia aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o dossiê ora apresentado foi composto por artigos, de pesquisadores do Brasil e Portugal.

    Os estudos apresentados pelos pesquisadores que compõem o dossiê, corroboram com a indissociabilidade entre a produção teórica e a prática que constituem um grande desafio, e que este refletirá no trabalho docente. Desejamos uma ótima leitura!


    [1] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Toledo.

    [2] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão.

    [3] Professora do curso de Licenciatura em matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu.

  • Vol. 11 No. 21 (2017)

    Ementa: este dossiê contempla reflexões sobre o processo de formação de professores diante das novas conjunturas nacionais da educação brasileira, versando sobre os novos desafios em formar excelentes profissionais mesmo diante da falta de incentivo e/ou dificuldades de apoio por parte dos órgãos governamentais. Aceitam-se trabalhos que versem sobre: Políticas Públicas de Formação de Professores; Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação; Base na Base Nacional Comum Curricular e Formação Continuada.

  • Vol. 11 No. 20 (2017)

    Este dossiê contempla reflexões sobre o processo de formação de professores diante das novas conjunturas nacionais da educação brasileira, versando sobre os novos desafios em formar excelentes profissionais mesmo diante da falta de incentivo e/ou dificuldades de apoio por parte dos órgãos governamentais. Aceitam-se trabalhos que versem sobre: Políticas Públicas de Formação de Professores; Estágio Supervisionado e suas implicações no processo de formação inicial; As diretrizes de formação de professores; A Resolução 2/2015 e a formação inicial e continuada.
1-25 of 28