Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Vol. 9, N. 17 (2014): Dossiê Antropologias, Etnografias e Educação
Vol. 9, N. 17 (2014): Dossiê Antropologias, Etnografias e Educação
Dossiê Antropologias, Etnografias e Educação
Publicado:
06-07-2014
Páginas Iniciais
EDITORIAL
Carmen Célia Barradas Correia Bastos, Fabio Lopes Alves
11
PDF
DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO
Apresentação
Sandra Pereira Tosta; Andrea Valdivia
13-15
PDF
ETNOGRAFIA Y EFECTIVIDAD ESCOLAR: HALLAZGOS DE UN ESTUDIO EN PROCESO
Alejandro Carrasco; Manuela Mendoza
17-28
PDF
BRASIL & ARGENTINA: ETNOGRAFIAS NA ESCOLA EM PERSPECTIVA COMPARADA
Sandra Pereira Tosta; Gilmar Rocha
29-43
PDF
POR DENTRO DA ESCOLA: CLASSIFICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ETHOS ESCOLAR
Raquel Ferreira Rangel Gomes
45-59
PDF
ENTRE QUADRAS, BOLAS E REDES: CORPOS FEMININOS, RITUAIS E RESISTÊNCIA
Vanessa Guilherme Souza
61-70
PDF
RELATOS DE JUVENTUDES: ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DE VIDA NA COMPREENSÃO DOS TERRITÓRIOS JUVENIS E MODOS DE SER JOVEM E SIGNIFICAR A ESCOLA
Carla Valéria Vieira Linhares Maia; Juarez Tarcísio Dayrell
71-81
PDF
ETNOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS APLICADOS NO ITINERÁRIO DO TRABALHO DE CAMPO
Tatiana Arnaud Cipiniuk
83-91
PDF
CONSTRUCCIÓN DE LA DIFERENCIA EN UNA EXPERIENCIA EDU-COMUNICATIVA INTERCULTURAL EN CHILE
Andrea Valdivia
93-101
PDF
“ESSA ESCOLA NÃO É PARA TODOS”: SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO, MORAL E DESIGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Maíra Mascarenhas
103-113
PDF
ADOLESCENTES NEGROS DE ELITE EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE BELO HORIZONTE- MG/BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ETNICORRACIAIS
Pollyanna Alves Nicodemos
115-126
PDF
IDENTIDADES DE JOVENS QUILOMBOLAS: REGISTROS DE UMA ETNOGRAFIA
Lígia Marise Lima Costa
127-137
PDF
OS JOVENS PRESENTES NA EJA: AS (IM)POSSÍVEIS CONEXÕES ENTRE SABERES/CULTURAS JUVENIS E CULTURAS ESCOLARES
Cláudia Regina dos Anjos; Maria José de Paula; Ramuth Pereira Marinho
139-153
PDF
A NÃO-VIDÊNCIA ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Felipe Moreira
155-167
PDF
Entrevistas
ENTREVISTA COM BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DEMOCRATIZAR O ESPAÇO, DEMOCRATIZAR O TERRITÓRIO
Susana Caló
169-180
PDF
Artigos e Ensaios
LA PARTE MALDITA DE LOS NUEVOS CABALLEROS DEL MUNDO
Fabián Sanabria
181-186
PDF
IMAGINÁRIO E A ESCOLA NAS PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Osni Oliveira Noberto da Silva, Miguel Angel Garcia Bordas
187-194
PDF
APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM NOSSOS TRAJETOS DE PESQUISADORAS E ORIENTADORAS
Lúcia Maria Vaz Peres, Valeska Maria Fortes de Oliveira
195-203
PDF
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM ANALÓGICA
Anderson Giovani Trogello, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz da Silva
203-213
PDF
A GÊNESE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL
Rodrigo Sarruge Molina, José Luís Sanfelice, blank
213-229
PDF
CORPO E ENVELHECIMENTO: DIFERENÇAS DE GÊNERO NA CULTURA BRASILEIRA
Mirian Goldenberg
231-242
PDF
CAMINHO METODOLÓGICO DE UMA PESQUISA EDUCATIVA SOBRE PODCAST
Eugênio Paccelli Aguiar Freire
243-255
PDF
OS JOVENS E A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA (OU A ESCOLA COMO METÁFORA DO CONFINAMENTO)
Carlos A. Gadea
257-267
PDF
NO LAR E NA FAMÍLIA: PERMANÊNCIA E MUDANÇAS NAS REPRESENTAÇÕES DA MULHER FACE AOS VENTOS MODERNIZANTES
Frank Antonio Mezzomo; Cristina Satiê de Oliveira Pátaro; Géssica Aline Silva
269-281
PDF
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E ENSINO DE CIÊNCIAS: A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vilmar Malacarne, kely cristina enisweler
283-292
PDF
ENTRE OS PÉS DE CAFÉ: MÚLTIPLAS FACES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS EM VASSOURAS, 1890 A 1930
Alexandre Ribeiro Neto; Roberto Conduru
293-305
PDF
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE EM ENFERMAGEM NO OESTE DO PARANÁ: ENFOQUE NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO BOARETTO NETO-CEEP
Débora Tatiane Feiber Girardello, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno
307-315
PDF
O QUE É O TEMPO A PARTIR DA QUESTÃO SOBRE O QUE DEUS FAZIA ANTES DE CRIAR O MUNDO, SEGUNDO AS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO
Gilmar Henrique da Conceição
317-321
PDF
Relatos de Pesquisa
O UNIVERSO DAS IMAGENS
Mauro Guilherme Pinheiro Koury
323-326
PDF
Resenhas
CAMPOS ABERTOS
Gilbert Daniel
327-347
PDF
Palavras-chave
caipiras
pesquisa qualitativa
diferença
identidade
investigação científica
simbolização
horta escolar
linguagem
analogias
teseu
culpabilização
pecado
escrita
enfermagem
Ética-estética
pigmalião
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99256
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17286
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
14978
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14445
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13725
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13168
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12787
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10362
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10353
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9751