Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9, N. 17 (2014): Dossiê Antropologias, Etnografias e Educação
Vol. 9, N. 17 (2014): Dossiê Antropologias, Etnografias e Educação
Dossiê Antropologias, Etnografias e Educação
Published:
06-07-2014
Páginas Iniciais
EDITORIAL
Carmen Célia Barradas Correia Bastos, Fabio Lopes Alves
11
PDF (Português (Brasil))
DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO
Apresentação
Sandra Pereira Tosta; Andrea Valdivia
13-15
PDF (Português (Brasil))
ETNOGRAFIA Y EFECTIVIDAD ESCOLAR: HALLAZGOS DE UN ESTUDIO EN PROCESO
Alejandro Carrasco; Manuela Mendoza
17-28
PDF (Português (Brasil))
BRASIL & ARGENTINA: ETNOGRAFIAS NA ESCOLA EM PERSPECTIVA COMPARADA
Sandra Pereira Tosta; Gilmar Rocha
29-43
PDF (Português (Brasil))
POR DENTRO DA ESCOLA: CLASSIFICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ETHOS ESCOLAR
Raquel Ferreira Rangel Gomes
45-59
PDF (Português (Brasil))
ENTRE QUADRAS, BOLAS E REDES: CORPOS FEMININOS, RITUAIS E RESISTÊNCIA
Vanessa Guilherme Souza
61-70
PDF (Português (Brasil))
RELATOS DE JUVENTUDES: ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DE VIDA NA COMPREENSÃO DOS TERRITÓRIOS JUVENIS E MODOS DE SER JOVEM E SIGNIFICAR A ESCOLA
Carla Valéria Vieira Linhares Maia; Juarez Tarcísio Dayrell
71-81
PDF (Português (Brasil))
ETNOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS APLICADOS NO ITINERÁRIO DO TRABALHO DE CAMPO
Tatiana Arnaud Cipiniuk
83-91
PDF (Português (Brasil))
CONSTRUCCIÓN DE LA DIFERENCIA EN UNA EXPERIENCIA EDU-COMUNICATIVA INTERCULTURAL EN CHILE
Andrea Valdivia
93-101
PDF (Português (Brasil))
“ESSA ESCOLA NÃO É PARA TODOS”: SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO, MORAL E DESIGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Maíra Mascarenhas
103-113
PDF (Português (Brasil))
ADOLESCENTES NEGROS DE ELITE EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE BELO HORIZONTE- MG/BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ETNICORRACIAIS
Pollyanna Alves Nicodemos
115-126
PDF (Português (Brasil))
IDENTIDADES DE JOVENS QUILOMBOLAS: REGISTROS DE UMA ETNOGRAFIA
Lígia Marise Lima Costa
127-137
PDF (Português (Brasil))
OS JOVENS PRESENTES NA EJA: AS (IM)POSSÍVEIS CONEXÕES ENTRE SABERES/CULTURAS JUVENIS E CULTURAS ESCOLARES
Cláudia Regina dos Anjos; Maria José de Paula; Ramuth Pereira Marinho
139-153
PDF (Português (Brasil))
A NÃO-VIDÊNCIA ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Felipe Moreira
155-167
PDF (Português (Brasil))
Entrevistas
ENTREVISTA COM BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DEMOCRATIZAR O ESPAÇO, DEMOCRATIZAR O TERRITÓRIO
Susana Caló
169-180
PDF (Português (Brasil))
Artigos e Ensaios
LA PARTE MALDITA DE LOS NUEVOS CABALLEROS DEL MUNDO
Fabián Sanabria
181-186
PDF (Português (Brasil))
IMAGINARY AND SCHOOL RESEARCH IN SOCIAL REPRESENTATIONS
Osni Oliveira Noberto da Silva, Miguel Angel Garcia Bordas
187-194
PDF (Português (Brasil))
APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM NOSSOS TRAJETOS DE PESQUISADORAS E ORIENTADORAS
Lúcia Maria Vaz Peres, Valeska Maria Fortes de Oliveira
195-203
PDF (Português (Brasil))
LEARNING OBJECTS IN THE TEACHING OF ASTRONOMY: CONSIDERATIONS ABOUT THE LANGUAGE ANALOG
Anderson Giovani Trogello, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz da Silva
203-213
PDF (Português (Brasil))
The Institutionalization of Agricultural Teaching in Brazil and its Genesis
Rodrigo Sarruge Molina, José Luís Sanfelice, blank
213-229
PDF (Português (Brasil))
CORPO E ENVELHECIMENTO: DIFERENÇAS DE GÊNERO NA CULTURA BRASILEIRA
Mirian Goldenberg
231-242
PDF (Português (Brasil))
WAY OF A METHODOLOGICAL RESEARCH ON EDUCATIONAL PODCAST
Eugênio Paccelli Aguiar Freire
243-255
PDF (Português (Brasil))
OS JOVENS E A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA (OU A ESCOLA COMO METÁFORA DO CONFINAMENTO)
Carlos A. Gadea
257-267
PDF (Português (Brasil))
NO LAR E NA FAMÍLIA: PERMANÊNCIA E MUDANÇAS NAS REPRESENTAÇÕES DA MULHER FACE AOS VENTOS MODERNIZANTES
Frank Antonio Mezzomo; Cristina Satiê de Oliveira Pátaro; Géssica Aline Silva
269-281
PDF (Português (Brasil))
EDUCATION OF THE PEDAGOGUE AND TEACHING OF SCIENCE: THE SCHOOL GARDEN AS A SPACE FOR DIALOGUES ON ENVIRONMENTAL EDUCATION
Vilmar Malacarne, kely cristina enisweler
283-292
PDF (Português (Brasil))
AMONG THE COFFEE BUSHES: many faces of black children’s schooling process in Vassouras, from 1890 to 1930.
Alexandre Ribeiro Neto; Roberto Conduru
293-305
PDF (Português (Brasil))
A HISTORY OF VOCATIONAL EDUCATION IN NURSING IN WEST PARANÁ: FOCUS CENTER STATE EDUCATION PROFESSIONAL PEDRO BOARETTO NETO-CEEP
Débora Tatiane Feiber Girardello, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno
307-315
PDF (Português (Brasil))
O QUE É O TEMPO A PARTIR DA QUESTÃO SOBRE O QUE DEUS FAZIA ANTES DE CRIAR O MUNDO, SEGUNDO AS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO
Gilmar Henrique da Conceição
317-321
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Pesquisa
O UNIVERSO DAS IMAGENS
Mauro Guilherme Pinheiro Koury
323-326
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
CAMPOS ABERTOS
Gilbert Daniel
327-347
PDF (Português (Brasil))
Keywords
state of knowledge
school
digital technologies
child education
indigenous education
krahô schools
university
welcoming
internationalization
refuge
playfulness
inclusion
identity.
Language
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Most Read
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99258
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17287
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
14983
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14447
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13726
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13169
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12790
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10362
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10354
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9755