v. 5 n. 1 (2021)

Expediente

  • Sumário

    i-iii
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.27283

Editorial

  • As funções e as responsabilidades dos revisores

    Dartel Ferrari Lima, Fernanda Aparecida Meglhioratti, Rosana Franzen Leite, Tiago Emanuel Klüber
    iv-vii
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.27265

Pesquisa

  • A contextualização do currículo frente às novidades científicas na formação inicial em ciências biológicas e pedagogia

    Adriana Fratoni dos Santos, Lucken Bueno Lucas, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25246
  • A evolução como eixo integrador das ciências biológicas: uma unidade didática no contexto do ensino de biologia

    Pedro Leonardo Guarilha Colli, Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Vinícius Colussi Bastos
    22-47
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26905
  • Construção colaborativa de uma sequência didática: estratégias facilitadoras para a prática docente de professores de matemática

    Iara da Silva Sucupira, Giselle Faur de Castro Catarino
    48-71
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25832
  • Percepção de licenciandos sobre o papel da experimentação no ensino de química

    Paula Cavalcante Monteiro, Maria Aparecida Rodrigues, Ourides Santin Filho, Michel Corci Batista
    72-88
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25879
  • Tendências e perspectivas da formação continuada de professores da área de ciências da natureza e suas tecnologias: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 1997 a 2018

    Solange Maria Piotrowski, Roque Ismael da Costa Güllich
    89-112
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26037
  • A visão de estudantes concluintes do Ensino médio sobre fungos

    Aline da Costa Silva, Ana Maria Santos Gouw
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26046
  • O uso dos filmes de ficção científica para o ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia e sociedade: uma revisão sistemática da literatura

    Thaís Mendes Rocha, Josie Agatha Parrilha da Silva, Bettina Heerdt
    129-151
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26935
  • Análise da prática pedagógica e o desenvolvimento da argumentação em aulas de física

    Juliana Rosa Alves Borges, Sandro Rogério Vargas Ustra
    152-175
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26090
  • Efeitos de sentido sobre transgênicos produzidos a partir da transformação nas condições de produção de leitura

    Alberto Lopo Montalvão Neto, Elisabeth Barolli
    176-193
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26317
  • O uso de tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais

    Laura Benevides Roland, Caroline Tavares de Souza Clesar
    194-208
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26618
  • O uso de games nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem as pesquisas

    José Elyton Batista dos Santos, Bruno Meneses Rodrigues, Carlos Alberto Alberto de Vasconcelos
    209-225
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25735
  • Percepções acerca de adolescência por parte de professores de ciências

    Tatiana Marcondes, José Alves da Silva
    226-249
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26083

Relato de Experiência