v. 5 n. 3 (2021)

Expediente

  • Sumário

    i-ii
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28568

Editorial

  • Alfabetização científica da população: um desafio social

    Rosana Franzen Leite, Dartel Ferrari Lima, Andréia Butner Ciani, Fernanda Aparecida Meglhioratti, Tiago Emanuel Klüber
    iii-vi
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28550

Estudos

  • A natureza da ciência no ensino de ciências: uma imagem da atividade científica mais adequada ao ensino?

    Luiz Henrique Martins Arthury
    467-488
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28504

Pesquisa

  • Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com formação docente

    Alessandro Rodrigo Zanato, Dulce Maria Strieder, Terezinha Aparecida Campos
    489-501
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28511
  • Estado do conhecimento sobre as representações nos livros didáticos de química: um levantamento para o período de 2010 a 2021

    Bruna de Paula Rezende, Ana Carolina Araújo da Silva
    502-524
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28507
  • Significação, apropriação e linguagem química: aportes da teoria histórico cultural

    Bárbara Cristina Dias dos Santos, Jaqueline Ritter
    525-549
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28517
  • Método líquen pode promover o cálculo mental

    Sabrina Zancan, Ricardo Andreas Sauerwein
    550-559
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28516
  • Metassíntese de pesquisas apoiadas na teoria dos registros de representação semiótica

    Saddo Ag Almouloud, Méricles Thadeu Moretti
    560-630
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28505
  • Um estudo sobre a base nacional comum curricular (BNCC) a partir dos pressupostos teóricos da abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA)

    Daniele Javarez de Oliveira, Taniamara Vizzotto Chaves
    631-656
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28509

Relato de Experiência

  • O uso do disco de frações: uma experiência com operações sobre frações com uma aluna do 6° ano no município de Canaã dos Carajás – PA

    Itamar dos Santos Fonseca, Antônio de Oliveira Marques, Mauro Sérgio Santos de Oliveira
    657-672
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28518
  • Escola de matemática básica: um projeto de extensão universitária

    Julyane Souza Soares, Francisco Eteval da Silva Feitosa
    673-693
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28508

Resumos

  • Entrelaçamentos entre educação financeira e modelagem matemática: resenha de uma tese brasileira

    Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi
    694-702
    DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.27472